Aprenda a dançar

5 Falhas Técnicas que Detonavam minha Dança

Sim, todos nós cometemos falhas técnicas e as vezes passamos décadas insistindo nos erros e, muitas vezes sem perceber.

Os motivos dessa tragédia acontecer são os mais diversos e podem vir de vícios em técnicas erradas, ou simplesmente falta de uma auto avaliação honesta e de um olhar mais clínico sobre a estética da nossa técnica em ação.

Daí você pode me dizer: mas alguns erros bobos que detonam a performance são cometidos apenas por iniciantes.

Na verdade eu asseguro que não! As falhas técnicas são vistas em bailarinas de todos o níveis, não importa se é estudante básico, avançado ou que já tenha 30 anos de dança do ventre.

Essa é um situação perfeitamente compreensível, afinal,  é tanta coisa que temos que aprender na dança do ventre que  alguns pormenores técnicos acabam mesmo sendo ignorados ainda que inconscientemente,por isso, é essencial hora ou outra fazermos um check up.

Pensado nisso, vou compartilhar hoje  com vocês 5 falhas técnicas básicas que detonavam minha dança e que lógico podem detonar a sua também.

Então continue lendo o post e vejas quais são.

01 Não Corrigir a Postura

postura2

Uma postura correta é o que diferencia a estética elegante da comum, evidenciando também  sua atitude ou falta dela.

Este fenômeno ocorre até mesmo enquanto caminhamos normalmente no dia a dia que dirá na dança que exige altos níveis de expressividade corporal.

Nos meus treinos eu me preocupava somente em executar corretamente os movimentos e em faze-los entrar em harmonia com a música achando  que a postura  viria embutida nisso tudo naturalmente. Pensava que a postura se referia somente as poses para movimentos de impacto ou finalizações ,mas, não é assim que acontece.

A postura rege sua dança o tempo inteiro,por esse motivo, é bom dar uma checada na sua postura e fazer as correções. (No video no fim desse post dou exemplos de boa postura com abertura da caixa torácica que melhora e muito as coisas)

02 Bloquear a Respiração

É comum cometermos a falha de bloquear a respiração quando executamos movimentos de velocidade ou fora do nosso contexto habitual.

A respiração influi em toda nossa dança, bloquea-la mesmo que inconscientemente e por poucas vezes enquanto se dança pode detonar com seu desempenho na execução dos movimentos e diminuir bastante seu condicionamento físico afetando também sua postura.

Aqui no blog temos um post só sobre isso Clique Aqui para saber mais sobre dica de como respirar corretamente na dança do ventre.

03 Abandonar as Extremidades (Mãos e Pés)

dedos-abertos

O abandono das extremidades  ocorrem principalmente quando focamos em outros movimentos esquecendo de que  que mãos e pés constituem as molduras do nosso corpo.

Mãos e pés são os principais responsáveis por um aspecto visual elegante ou até mesmo desleixado dependendo de como você os posiciona seja quando estão em evidência ou não.

Um erro comum que eu cometia e sempre vejo por aí é o de dançar com dedos abertos, principalmente quando as mãos não estão em evidencia, ou seja, quando elas não estão executando movimentos próprios. As mãos geralmente são abandonadas e esquecidas em diversos momentos da coreografia e os pés também. (no video mais abaixo eu dou alguns exemplos.

04 Não Ligar os Movimentos um ao Outro

Movimentos desprendidos dentro de uma sequencia causam uma quebra na harmonia coreográfica dando a impressão de insegurança.

O ideal é que o final de cada movimento se encaixe perfeitamente em outro por meio de emendas que podem ser feitas com braços  ou poses de maneira que na troca entre um passo e outro não se faça pausas desnecessárias ainda que mínimas.

05 Dançar de Pernas Abertas

perna-aberta-2

 

Acredite, essa é uma das falhas técnicas mais comuns do que se imagina,e atinge não só os amadores! Se eu pudesse postar aqui os diversos videos de performances de bailarinas dançando de perna aberta nos momentos errados ( eu faria), mas, não quero expor ninguém na medina e meus videos cometendo essa falha técnica já deletei (para minha sorte hahahah).

perna-aberta-2

As vezes a gente faz isso sem perceber quando naturalmente o corpo procura uma maneira mais confortável de executar determinado movimento. O erro acontece principalmente no básico egípcio, batidas laterais e tchu tchu  e isso é também um indicativo de que a técnica aplicada nesse movimentos pode está incorreta.

perna-aberta-8

Por hoje é só bellymaníaca do meu coração espero que o post tenha sido interessante pra você, se quiser saber mais é só apertar o play do video aí em baixo e me acompanhar nessa aventura… me perdoem pela qualidade de imagem do video.

 Aos poucos  vou aprendendo editar  melhorando as falhas digitais também hahha….agora vamos lá porque é fazendo que se aprende…beijosss!!!