Filmes e séries

A Fonte das Mulheres

Eis aqui um filme pra lá de bom, repleto de questões femininas em meio a uma cultura extremamente machista e firmemente baseada em preceitos religiosos.

O filme  A Fonte das Mulheres  retrata a história de mulheres que cansadas da submissão e desrespeito por parte dos homens aos seus direitos básicos, vão a luta de uma maneira bem curiosa para enfrentar a situação.

O mais interessante de tudo isso, é que este filme é baseado em fatos reais ocorridos na Turquia no ano de 2001, o que para mim foi surpreendente, pois se no ocidente que é um pouco libertário, lutar pelos direitos femininos já é bastante complicado, imagina pras bandas das arábias, então posso garantir que vale a pena assistir.

 

Mas não pense que é uma trama pesada, pois, embora o  filme aborde questões seríssimas como o enfrentamento das tradições pertencentes a uma cultura patriarcal machista, tudo é tratado de forma leve  regado por música, dança e humor, mas sem deixar de nos fazer refletir a cerca de questões até mesmo polêmicas, como por exemplo a condição da mulher na sociedade islâmica.

Com uma fotografia espetacular o filme ainda conta com a  ótima interpretação da personagem principal Leila (interpretada por Leïla Bekhti), que passa a questionar a tradição pré-estabelecida encorajando outras mulheres a se rebelar.

Assim a moça  provoca uma verdadeira revolução feminina  no povoado,o que vai desencadear uma serie de conflitos  capaz de transformar a realidade que as próprias mulheres consideravam imutáveis.

Enfim se você adora saber mais sobre tradição, cultura e arte desses povos, não deixe de assistir, garanto que vai se surpreender com os detalhes e claro com as danças e músicas, coisas que a gente adora não é?

a-fonte-das-mulheres

O filme nos convida a um olhar preciso e delicado sobre uma questão que sempre merece ser debatida, independente de tempo, espaço ou local: O fim das  Desigualdades Injustas entre Homens e Mulheres.-Robledo Milani

dfgfgfghgh

 

Acreditar na forçado poder feminino é acreditar na serenidade (…) as mulheres são a fonte de tudo o que é sereno. ——Radu Mihaileanu (diretor do filme)

  • Andrea Farias

    Amoooo essas dicas de filmes q retratam a cultura (principalmente a dança…rsrsrs) árabe… sempre faço um cineminha com minhas alunas e pra mim é maravilhoso contar com as dicas da Bellymanicas!!!
    mas estou desesperada pq queria muito anotar os nomes de filmes q a bellymaníacas já postou aqui a tempos atras…por favor, como eu faço pra achar os nomes dos filmes q vcs já postaram aqui???? Me lembro q tinha dicas de filmes maravilhosos mas não me lembro dos nomes pra baixar os filmes e assistir com minhas alunas….por favor, me ajudem???????

  • Juliana Araújo

    Amo a cultura árabe! E se tratando dessa questão dos direitos das mulheres em relação aos homens e isso me intriga bastante. Já conversei com um egípsio e por mais que algumas coisas sejam culturais não me senti à vontade em saber. Vou ver se tiro um tempinho quando eu tiver um tempo livre pra assistir a esse filme!
    Beijos

    http://www.juhlihipy.com

  • Fernanda Lange

    Que dica ótima! Adoro filmes que debatem temas importantes e sejam ricos em história, com certeza já vou procurar para assistir, outro ponto forte é justamente por ele retratar uma cultura tão diferente da nossa mas de um jeito que nos envolva! Beijos

    http://www.vitrolanavitrine.com

  • Thamyres Gambim

    Seu blog sempre com temas muito diversificados e esse não poderia ser diferente. Gostei muito.

    • Ops, obrigada Thamyres, muito receber sua visita por aqui!

  • Amei o post, é sempre bom conhecer filmes assim.

  • Oieee amei o blog, mt bom conhecer culturas novas, o post ficou otimo fiquei com vontade de ver o filme <3