Aprenda a dançar

Batida Lateral de Quadril 4 Tipos de Treinos

Se eu pudesse sugerir um treino que  melhora e muito a locomoção do  quadril nos movimentos secos seria: o treino de  batida lateral de quadril.

Em sua essência, a batida lateral de quadril embora pareça um movimento óbvio, na verdade não tem nada de simples ou inútil merecendo muito valor  de nossa parte.

Assim,  não é por acaso que este tipo de movimento  está na lista dos estudos de base, ou seja, na lista de movimentos que todo iniciante deve aprender antes de qualquer coisa.

E ao contrário do que se costuma pensar, a batida lateral de quadril não faz parte dos estudos iniciais por ser relativamente fácil, mas, por se constituir como um dos  alicerces de sua consciência corporal principalmente para movimentos de tranco também conhecidos como secos.

Mas Porque Treinar Batida Lateral de Quadril é Tão Importante?

Dominar os movimentos do seu quadril nas dimensões laterais te darão uma melhor noção de correção postural, distribuição de peso, locomoção dos joelhos e dissociação entre os membros do corpo.

Treinar  batida lateral  aumenta significativamente o desempenho do seu quadril deixando-os com movimentos mais limpos, soltinhos e corretos tecnicamente fazendo com que as batidas e trancos   se encaixem perfeitamente nas batidas rítmicas da música árabe.

E não somente isso, treinar  batida lateral é fundamental  para estruturar nossa dança e habilitar nosso quadril para sequências mais complexas e incrivelmente dissociadas.

Partindo disso, você terá maiores possibilidades de criar  combinações poderosas com movimentos secos e dependendo da sua criatividade vai conquistar não somente uma melhor percepção da locomoção do quadril mas também movimentos personalizados e diferenciados.

Mas como Treinar de Maneira Eficaz a Batida Lateral de Quadril?

Existe um infinidade de técnicas e tipos de treinos, mas, hoje vou compartilhar com você as que  mais utilizo, que vem a  partir de uma serie dividida em quatro etapas.

Estas series  me ajudaram bastante e espero que ajude você também.

São elas:

  • Batida de quadril  Unilateral

  • Batida de quadril Unilateral Ampla e Diminuta

  • Batida de quadril  Bilateral

  • Batida Lateral de quadril Direcionada

 

O que fazer antes de Treinar Batida Lateral de Quadril?

Antes de treinar qualquer batida faça um alongamento de ao menos dez minutos incluindo o da posição cócoras como vimos aqui nesse post sobre como ter um corpo mais flexível.

Após isso, adote a posição básica da Dança do Ventre e inicie seus treinos.

Batida de quadril  Unilateral

Podendo ser executada tanto pela lateral direita quanto esquerda, treinar este tipo de batida para um lado só, amplia a percepção de como trancar o movimento, ou em outras palavras, como bater o quadril na lateral habilitando um lado por vez.

É importante treinar um lado por vez, porque temos percepções diferentes em relação a direita e esquerda, assim, deixaremos o movimento eficaz de ambos os lados.

Treinando primeiramente desse modo começamos a sentir como se processa a transferência de peso e  garantimos também a limpeza na hora de executar a batida bilateral já que ambos os lados estarão bem definidos.

Na imagem acima estou fazendo só para minha esquerda, assista o vide-o abaixo, que você verá a exemplificação também para a direita tendo uma melhor noção do posicionamento correto dos joelhos, transferência de peso e etc.

Batida de quadril Unilateral Ampla e Diminuta

Com o peso sobre o lado imóvel do corpo (o lado da perna estática), esse  tipo de batida lateral amplia a percepção de amplitude ou diminuição da batida por meio da abertura e fechamento de um dos lados das pernas.

No vídeo abaixo eu exemplifico como treinar e aplicar na música.

Batida de quadril  Bilateral

Esse é o tipo de batida mais tradicional, onde o peso do corpo transfere simultaneamente ao movimento de batida. Embora a impressão que se tenha é a de que o joelho estica totalmente na finalização da batida, não é bem assim que acontece.

É importante nessa hora tentar manter a semi flexão não esticando  de maneira brusca e em sua totalidade a parte de trás dos joelhos.

Batida Lateral de quadril Direcionada

Embora a batida continue sendo no sentido lateral você pode apontar o movimento  para  outras direções.

No exemplo de hoje eu demostro o direcionamento em x ou verticalizado, sendo que, na imagem  acima estou fazendo só de uma lado, mas você pode fazer dos dois lados simultaneamente também, como exemplificarei no vídeo mais abaixo.

Treinar dessa forma aumenta sua capacidade em usar as batidas laterais deslocando, já que trabalha também a dinâmica dos pés juntamente com a distribuição de peso em infinitas direções.

Não entendeu nada? Veja mais abaixo:

Sabendo que é meio complicado entender a dinâmica do treino por meio de texto, preparei também, um vídeo  onde explico resumidamente  cada uma das etapas que uso em meus treinos pessoais.

No fim do vídeo teremos uma rápida combinação entre estes movimentos finalizando com aplicação na música. Espero que assista e se divirta.

Bom, vou ficando por aqui, qualquer dúvida deixe seu comentário aqui no blog que terei enorme satisfação em responder. Forte abraço e bons treinos para você!