Moda e beleza

Bindi Indiano um charme na maquiagem oriental

Sou apaixonada por Bindi Indiano, amo o charme que estas pecinhas delicadas e repletas de detalhes dão na maquiagem, deixando o visual ainda mais divo, oriental e feminino.

Existe até um ditado Hindu que diz: “A beleza de uma mulher é multiplicada 1.000 vezes quando usa um bindi ”. Concordo plenamente, e pelo visto  muitas dançarinas do ventre também, visto que este elemento se faz presente em grande parte das maquiagens belly dance mesmo não sendo tão condizente culturalmente.

Mas o  que é o Bindi Indiano?

Bindi é um enfeite que mais parece uma joia em forma de adesivo que se usa no centro da testa entre as sobrancelhas.

O nome Bindi significa gota ou ponto  e pode ser  também uma pequena mancha vermelha, ou desenho em hena aplicada no lugar do enfeite. É vendido em escolas de dança do ventre ou  lojas especializadas em produtos orientais.

Você vai encontra-los   geralmente feitos de metal e feltro , disponíveis em cartelas sortidas  ou  em unidade dentro de estojinhos.

O melhor de tudo é que se sua pele estiver bem limpinha  é possível usar o mesmo bindi várias vezes, embora com o tempo ele vá perdendo a cola, mas é possível encontrar a cola que  é vendida separadamente. Já vi amigas usando cola de cílios postiços para reaproveita-los e até mesmo usando como adesivo na decoração de unhas.

 Tradições e Significados

Tradicionalmente usado por mulheres na Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Sudeste da Ásia o Bind possui uma serie de representatividades e significados.

Na Índia, por exemplo, simboliza o terceiro olho, fazendo alusão ao  olho espiritual onde quem o possui tem habilidade  para perceber os mistérios do mundo mais claramente, controlando melhor a mente e as emoções.

Os mais místicos afirmam que além de trazer boa sorte, o uso do bind  entre as sobrancelhas , nos torna mais capazes de reter a energia do corpo e assim controlar os vários níveis de concentração.

Bindi Indiano

Em outros  tempos  no norte da índia,  a mancha vermelha na testa da mulher representava o amor e indicava que ela  era casada, caso ficasse viúva usava bindi preto retratando sua perda.

Em meio a tantas tradições e simbologias o bindi nos dias atuais tornou-se um acessório de beleza  e seu  uso é livre entre as mulheres sejam elas solteiras ou casadas que esbanjam modelos, cores e tamanhos.

Seu uso na Dança do Ventre

bindi indiano tribal

Este enfeite peculiar que inclusive ja foi moda no Brasil na época da novela Caminho das Índias ganhou também o coração das dançarinas do ventre no mundo todo.

Há quem considere errado seu uso na dança do ventre  por não ser um elemento pertencente as danças e culturas árabes, outras não abrem mão do seu uso para abrilhantar o look, tem também  aquelas que  preferem não usa-los em performances que representem de maneira tradicional a dança do ventre.

Já no Tribal fusion a liberdade é garantida e o bind é elemento confirmado  no look de bailarinas que cada vez mais capricham no design dessas peças, criando visuais maravilhosos.

Devo ser bem honesta e confessar que euzinha aqui aqui sou meio belly rebelde, adoro e uso sempre, e enquanto existir vou usar quando for dançar ou tirar fotos. E você usa ou não usa?

Texto: Aziza Zayn

Referências: Wikipédia e gshow.globo.com

Foto no topo by- Colibris

  • Bianca Geisler

    Adorei muito o post porque minha prima ama a novela Caminho Das Índias e sempre me faz assistir com ela, e sempre me pergunto o motivo desse adereço.
    Achei bem interessante que elas usem preto quando o marido morra, mas imagino se não coça; se não é desconfortável.
    Concordo com você, de qualquer forma: acho que dá um chame.

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com