Moda e beleza

Bordado em Pedraria quais usar no Seu Figurino de Dança do Ventre

Compartilhe
Share on Facebook413Share on Google+0Pin on Pinterest131Tweet about this on Twitter0

Bordado em pedraria é  a escolha campeã para adornar os mais luxuosos figurinos de Dança do Ventre e diante de tanta variedade muitas bailarinas de primeira viagem ficam em dúvida na hora de comprar as benditas.

Por isso hoje veremos algumas dicas bem legais que vão auxiliar você nessa missão.

Monte um Projeto Básico

A primeira coisa a fazer antes de sair as compras é  montar um projeto básico. Pesquise e selecione os modelos de trajes cujo cinturão e top te possibilitem ter um ideia de quais  formas, cores e tipos de pedras você  irá precisar.

Se você souber fazer esboço do que pretende  em desenho, melhor ainda.

Foto by Ambar Bellydance

É importante planejar e pensar qual o efeito que pretende obter, se quer algo intenso  que brilhe muito ou minimalista, assim você evita desperdícios de materiais.

Na foto abaixo você pode ver algumas pedrarias mais comumente usadas.

pedrarias

bordado em pedraria

Os materiais   mais usados   para bordar tops e cinturões para dança do ventre ilustrados acima são conhecidos como  chatons, castanhas, e cristais multifacetados, elém claro, do famoso strass. Só com esses materiaisvocê já consegue montar bordados incríveis.

O preço  e qualidade desse tipo de material podem  variar bastante. Os mais caros são os de vidro e o mais baratos os de acrílico, podem ser encontrados em armarinhos de costura e lojas de artesanato sendo vendidas por unidades ou pacotes.

Deixo aqui o link de duas lojas virtuais, nunca comprei com elas mas vale a pena dar uma olhadinha para conhecer modelos de pedras e ter noção dos preços:

Só Bijoux –Chatons de Vidro

Nathalia Bijoux- Chatons em Acrílico

Detalhe Importante

Por se tratar de trajes para dançar outro ponto importante é não esquecer de verificar se as pedras possuem furos nas extremidades para serem costuradas, pois oferecem mais segurança uma vez que as fixadas por meio de colas costumam não ter fixação permanente desprendendo-se do traje mais facilmente.

Dica para Aventureiras  nos Primeiros Bordados

Prefira Chatons que tenham um dos  lados achatados,pois, proporcionam  um melhor  acabamento além de facilitar o trabalho de costura. No que se refere a cor a dica de ouro é investir em  Chatons na FURTACOR  no lugar das coloridas, pois estas se adaptam a qualquer cor de tecido criando uma efeito visual mais harmônico sem muito esforço.

As pedras  em furtacor além de brihar muito ficam elegantíssimas somadas  com strass, além de combinar perfeitamente com dourado e prata. Se você deseja   fazer desenhos indica-se  os chatons no formato gota, circulo, oval  e quadrados que oferecem inúmeras possibilidade . Abaixo você pode ver alguns exemplos.

Caso não se tenha muita experiência em criar formas e desenhos, pode-se começar seguindo as os  contornos do bojo ou cinto, ou espalhando as pedras aleatoriamente mas prestando atenção na harmonia,  abaixo temos alguns exemplos:

Bordado Abstrato ou Mosaico

Você também pode fazer lindos bordados abstratos ou em mosaicos que não precisam ter desenhos ou formas regulares. Uma dica legal é que o top e o cinturão tenham fundo  na cor da pele ou nude, assim você pode usa-los em quantas combinações de trajes desejar.

Nas fotos abaixo temos um exemplo onde a bailarina Ester Gold fez a combinação usando diferentes saias e acessórios com o mesmo top e cinturão, repare como a harmonia visual permanece. No detalhe, observe que os bordados estão em mosaico.

Embora as pedrarias possam ser bordadas em tops e cintos que tenham  rendas, o ideal é que superfície a ser bordada seja lisa e uniforme assim a  peça fica mais elegante e com melhor acabamento.  Chatons  de tamanhos diferentes  também são bem vindos  para ocupar pequenos espaços caso ocorram, assim você poderá cobrir toda peça no mosaico.

Caso você tenha alguma dica de bordao em pedraria ou ja teve  um traje com chatons furtacor compartilhe sua experiência com a gente nos comentários abaixo, sua colaboração nos deixa muito feliz. Abraços e até o próximo post.

Texto de Aziza Zayn

Fotos via- Ester Gold