Aprenda a dançar

Caderno de Dança um Verdadeiro Amigo do Aprendizado

Mesmo em tempos tecnológicos onde ferramentas virtuais de organização emanam de todos os lados, os cadernos ainda tem um lugarzinho garantido no coração de muitas bailarinas.

Assim, não são poucas as que tem no caderno de dança um verdadeiro amigo na hora de esboçar performances, organizar estudos ou simplesmente coreografar ideias.

Existe inclusive no meio belly dance, cadernos que de tão companheiros registraram todo uma história de  descobertas e evoluções na dança a ponto de se tornarem livros.

Um bom exemplo disso, é o Glossário da Dança do Ventre da bailarina Suheil, um livro que nasceu do seu caderno de estudos pessoais e hoje segue auxiliando nas descobertas de outras bailarinas.

Mas será que toda bailarina precisa ter um caderno de dança?

Bom, toda bailarina verdadeiramente estudiosa vai sentir em algum momento a necessidade de organização e de ter em mãos instrumentos que auxiliem nessa missão.

Logo, o caderno pode entrar no seu universo belly dance como uma das opções para reunir informações, gerenciar pesquisas ou simplesmente anotar e listar o que considera importante.

O fato é que, ter ou não um caderno é uma questão de gosto pessoal que vai depender da personalidade da bailarina em questões organizacionais, nesse sentido pode ser que funcione para algumas e para outras não.

Sei que euzinha pertenço ao time das que amam cadernos e agendas, para mim, papel e caneta são instrumentos essenciais que contribuem significativamente com meus estudos e produtividade.

Quando escrevo no papel é como se meu poder de memorização fosse potencializado me ajudando a visualizar melhor meus pensamentos  e gerenciar com mais assertividade o que se passa no  campo das ideias.

 

Inclusive, este post que você está lendo agora foi todo esboçado no meu caderno, antes de vir para o mundo digital, aliás, tudo o que tem no Belly Maníacas dançou nas linhas do papel real e só depois se tornou virtual.

E sabendo o quanto isso me ajuda, é que resolvi fazer esse post para inspirar e auxiliar você na hora de escolher e administrar seu caderno de dança.Vamos Lá!

Que tipo de caderno escolher e qual a melhor forma de organiza-lo?

Quanto ao tipo, existe uma infinidade de modelos, mas se você quiser algo que aguce sua inspiração, é bem legal que seja personalizado com a temática oriental, afinal, o visual também influencia nosso entusiasmo .

O legal é que você pode  escolher comprar  pronto ou personalizar do seu jeito fazendo você mesmo. E para dar aquela incrementada  faça uso dos auxiliares na organização que são os famosos Post its, clips coloridos, adesivos divertidos, marca textos em neon e etc.

Vale a pena usar da criatividade na hora de trabalhar o visual do seu caderno de dança, algumas bailarinas inclusive decoram as páginas e dizem  que é uma terapia e tanto.

 

Agendas Permanetes Shimmie- Versão 2018 (Clique aqui para conhecer)

Outro ponto que não pode ser esquecido é quanto ao tamanho, que também vai depender da sua preferência, mas sugiro que você tenha pelo menos um médio ou com uma dimensão que possa caber perfeitamente na sua bolsa, já que geralmente os levamos para cursos e workshops.

No meu caso eu uso dois cadernos um grande para estudos mais complexos e  uma agenda da Shimmie que vai comigo para todo lugar.

Para mim, a agenda da Shimmie tem o tamanho ideal (menor que uma capa de dvd) além de muitas páginas, frases inspiradoras e informações sobre o mundo oriental, eu adoro.

A minha é das antigas, já esta velhinha e eu uso faz um tempão, mas continua sendo minha amiga inesperável para anotações rápidas e esboço de ideias. Espia aí embaixo:

Agora vamos de Dicas para organizar um Caderno de Dança

Não existe uma forma fechada, cada bailarina tem um jeitinho especial de organizar seu caderno, algumas anotam tudo esporadicamente, outras, separam seções de acordo com o tema como por exemplo: Tribal, estudo de ritmos, sequências e emendas, dicas das professora, achados importantes e etc.

As mais metódicas que fazem estudos específicos, transformam seus cadernos em planners,  separando seus estudos e compromissos em metas diárias, semanais e mensais ou em blocos que organize melhor suas atividades e estudos.

No meu caderno grande  organizo em forma de planner construindo o formato que desejo de acordo com o que preciso. E para te inspirar vou disponibilizar um planner que tenho baseado no post 5 Dicas para Potencializar sua Dança.

Você pode baixar e imprimir, e começar a entrar em um mundo de organização produtiva dos seus estudos.  Aos poucos você vai adaptando esse gerenciamento e personalizando de acordo com sua necessidade e da maneira que mais funciona pra você.

Bom, vou ficando por aqui, espero que tenha gostado desse belly post, forte abraço e até a próxima belly aventura!Não esquece de clicar aí em baixo para ver o planner, se você gostar é só baixar! Belly Beijos

 

 

Leave a reply