Marketing profissional

Como divulgar seu Evento nas Redes Sociais sem ser Chato

Um dos desafios da organização de um evento é a sua divulgação, e sem dúvida as redes sociais se tornaram uma grande aliada nesse sentido.

O grande problema é que muitos produtores de eventos belly dance transformam suas divulgações em um verdadeiro incomodo virtual, principalmente para os que fazem parte do meio.

Quem já foi marcado várias vezes juntamente com outras 200 pessoas em um mesmo post, ou já foi importunado nos in boxs da vida, sabe bem do que estou falando.

Acreditem, não tem coisa mais irritante e triste nas redes sociais do que ser marcado o tempo todo em postagens em que não estamos presentes ou não nos interessa.

Pior ainda, quando a pessoa insiste fazendo isso toda semana, deixando claro que na verdade só estamos sendo marcados para que nossa time line sirva de outdoor grátis para promove-los, muitas vezes sem reciprocidade alguma.

Então, se você é do tipo que posta uma coisa e marca 200 pessoas de uma só vez, todo dia e toda semana, você não está se promovendo ou divulgando, você só está sendo chato e inconveniente.

Felizmente, grande parte dos que agem dessa forma não fazem por maldade ou esperteza, apenas não tem a noção de como divulgar seu trabalho de modo mais profissional.

É por isso, que nesse primeiro post da série divulgação de eventos,  resolvi compartilhar algumas dicas, com intuito de auxiliar nessa missão necessária e extremamente valiosa, e que portanto, merece atenção e cuidado. Vamos lá!

Seja Estratégico na Divulgação do Seu Evento Mirando no Alvo 

 

Divulgar seu evento corretamente pode ser fator decisivo para o sucesso de público e elevação do seu trabalho, por isso, essa divulgação precisa ser devidamente planejada.

Infelizmente, não basta fazer uma banner lindo e postar esperando que todos amem, vejam e compartilhem. É preciso traçar estratégias digitais.

E essas estratégias podem ser elaboradas inicialmente direcionando suas divulgações para o público correto, por tanto, você precisa parar de  agir como panfleteiro, e passar a ser um arqueiro que sabe onde precisa atingir preparando sua mira para isto.

Como Mirar Suas Divulgações nas Redes Sociais para o Público Correto?

Acredite dá muito mais resultado mirar suas divulgações do que sair marcando aleatoriamente meio mundo de bailarinas ou espalhando banner em tudo que é grupo do WhatsApp ou Facebook .

E mais, muitos se dedicam a propagar suas divulgações somente para outros bailarinos e gente do meio belly dance. Pense maior,e amplie seu publico divulgando para outros setores e modalidades que possam se interessar por seu evento.

Mas, claro que todo direcionamento  precisa de um norte inicial, então você precisa saber também: Qual a proposta do seu evento e quem é seu público alvo.

Entender a proposta do seu evento te ajuda a decifrar como são e onde estão seu público nas redes sociais te possibilitando maiores chances de acerto.Nesse sentido, pergunte a si mesmo: Qual a proposta do meu evento?

É um festival nacional competitivo?

É um espetáculo de fim de ano?

É um evento com presença e workshop de bailarina Internacional?

Enfim, procure entender qual a finalidade do seu evento e qual tipo de público teria maior probabilidade de prestigiar o seu evento. Ter essas informações  em mãos, é o que te guiará para uma divulgação clara e assertiva evitando inclusive que você seja chato e inconveniente.

Para que você entenda melhor, segue o exemplo

Pense comigo, seu evento é uma apresentação pequena, de fim de ano no interior de Manaus, não vai adianta marcar e mandar anúncios para suas colegas bailarinas do Afeganistão e Rússia.

Até porque, a probabilidade de que alguém desses lugares vá até o interior de Manaus para um evento pequeno é quase nula, então, o ideal é que você projete seus anúncios para a região e localidades próximas a seu evento.

E hoje isso é muito fácil de se fazer, uma vez que as redes sociais como Facebook fazem esse direcionamento pra você em seus anúncios, mas, se você ainda não manja de técnica digitais, vou te mostrar algumas medidas simples, mas que vão melhorar muito seus resultados, vamos lá.

Já sei quem é meu público e a proposta do meu evento como faço para Divulgar nas Redes Sociais?

 

 Divulgue em Grupos onde Estejam Seu Público Alvo

 

Grupos destinados a classificados, humor, festas, artes e etc, geralmente reúnem um quantitativo enorme de pessoas podendo trazer resultados extremamente positivos na divulgação.

Mas lembre-se sempre de verificar se de fato seu público alvo está nesse grupo, e se  nas regras é permitido a divulgação. Lembre-se você é profissional e respeitar as regras demonstra respeito com o trabalho do dono do grupo e com os integrantes.

Além disso, não esqueça de agir com bom senso e criatividade para não ser chato.

Já pensou em sortear de um par ingresso para os membros do grupo? Que tal postar um vídeo com um trecho de dança bem legal e no fim convidar os membros do grupo para assistir ao vivo no evento?

Enfim, seja criativo, dá um pouco mais de trabalho, mas as chances de sucesso se elevam poderosamente.

 Divulgue em Páginas e Comunidades onde Estejam seu Público Alvo

 

Vale a pena sondar as grande páginas e comunidades onde estejam seu público alvo. Que tal verificar por exemplo, quais as maiores páginas de humor da sua cidade e lhes enviar uma proposta de divulgação ou parceria?

Garanto que trará resultados bem legais principalmente se for usada também a premissa da criatividade e da estratégia.

Se você deseja que seu evento seja propagado no meio belly dance, e não quer ser chato, uma boa forma de fazer isso é procurando páginas grandes que ofereçam cobertura.

A página Belly Maníacas não faz cobertura de eventos, mas você pode contratar cobertura de mídias Especializadas com grande influencia e alcance digital, como a Shimmie.

A Shimmie inclusive foi a Pioneira em cobertura de eventos belly dance nas redes sociais e em formato impresso, e parece que agora em 2018 ela vai dar um super inovada em seu formato geral, garantindo não só visibilidade, mas valorização do seu evento e etc. Então fica a dica!

Estimule os Envolvidos a Divulgar o Evento

 

Seus alunos, seus parentes, sua equipe de apoio todos podem ser importantes na hora de expandir a divulgação do seu evento nas redes sociais.

Quanto mais pessoas estiverem envolvidas compartilhando, interagindo e convidando seus amigos maiores as chances de sucesso, mas não esperem que eles vão fazer isso por si só.

Uma boa forma de conseguir é usando de recompensa,nesse sentido, é bom tirar um tempinho e pensar em formas criativas para estimular a galera a divulgar.

Você pode por exemplo dar descontos, brindes, prêmios extras para alunos que conseguirem mais curtidas e compartilhamentos na foto de divulgação do eventos no perfil deles.

Você pode também, criar capas personalizadas para elas colocarem no  Facebook, ou até mesmo fotos personalizadas com tema do seu evento no perfil.

Uma ferramenta legal nesse formato de personalização da foto do perfil com tema no Facebook é a twibbon.com

 

Diversifique, não aplique todos os seus esforços em apenas uma Rede Social.

Outra forma bem legal de divulgar é diversificar as redes sociais, não foque apenas em uma, procure expandir sua estratégia.

Logo, temos instagram, Facebook, google plus, twitter e  outras mais. Outra dica importante é que você esteja atenta a personalidade de cada rede social e suas formas de divulgação.

Muita gente não sabe, mas cada rede social possui um estrutura, uma forma de comunicação diferente, então procure adequar suas estratégias para cada uma delas.

 

Bom, por hoje vou ficando por aqui, lembrando que estas dicas foram resumidas ao máximo, para o post não ficar muitoooo grande.

Lembrando que,temos muita coisa ainda para ver então não perca os próximos posts dessa serie pois, ainda, vem muita coisa interessante, por ai. Beijos e até a próxima belly aventura!

Leave a reply