Aprenda a dançar

Coreografia Focal Método de Treino para Dança do Ventre

Coreografia Focal Método de Treino para Dança do Ventre

Dia desses falei aqui no blog sobre 5 Dicas para Potencializar sua Dança do Ventre, e uma dessas dicas se referia a termos um método para treinar em nossos estudos belly dance.

E como muitas belly lindas pediram ideias  de métodos resolvi criar uma serie de post com os métodos de treinos que utilizo, e para começar falei do método das Escalas de Movimentos e agora vou compartilhar com você o método da Coreografia Focal.

 

O que é a coreografia Focal para Dança do Ventre? 

Não é uma uma coreografia performática, ou seja, do tipo que você usa para se apresentar, portanto…

a coreografia focal é voltada exclusivamente para treinos mais específicos com intenção de praticar intensivamente a combinação de determinada escala de movimentos desenhando-os com paciência e atenção minuciosa até alcançar a consciência plena.

Dessa forma a coreografia focal nos faz treinar determinada combinação ou possibilidades repetidamente, conferindo uma maior  intimidade com os movimentos e suas características.

Além disso, por serem poucos os movimentos envolvidos qualquer um pode montar sua mini sequencia coreográfica de maneira focada,  e estudar buscando a percepção detalhada dos processos de locomoção envolvidos.

Treinando com foco e repetição você  vai  trabalhar  poderosamente sua capacidade de memorização e assimilação da combinação de determinada escala de movimentos.

Nesse ponto você pode me perguntar, mas Aziza a coreografia normal também não faz isso?

De certa forma sim, mas na coreografia performática você vai aplicar uma vasta gama de movimentos, já na focal você vai ter um FOCO central a ser trabalhado traçando uma estratégia de treino direcionada para seus objetivos específicos de aprendizado.

Por exemplo, se você quer dominar e executar perfeitamente três combinações de sinuosos você vai montar uma sequência exclusiva para esse fim aplicando somente isso na música.

Lembre-se sempre:  na coreografia focal usamos de duas ferramentas  poderosas nos treinos técnicos belly dance que são:  FOCO  X REPETIÇÃO.  Repetir, repetir, repetir é o segredo. Se você já assistiu o filme Karatê Kid certamente vai entender melhor a importância da coreografia focal.

 

 

Como montar uma coreografia Focal?

 Na coreografia Focal montamos uma mini sequência com no máximo três ou quatro locomoções com foco em determinada escala de movimentos da Dança do Ventre aplicando repetidamente essa sequência na música, de forma sistemática e coerente com a melodia e o ritmo.

 

E para você ficar ainda mais inteirada de como elaborar e treinar com coreografia focal fiz um vídeo simples , onde mostro como montei o meu primeiro treino focal.

Estou meio enferrujada porque faz um tempão que não treino, mas espero que você consiga ter uma ideia de como criar a sua de acordo com sua necessidade  ok?

Bom, vou ficando por aqui agradecendo a colaboração e apoio da maravilhosa bailarina Nouhayla Hayat.

Forte abraço e até a próxima belly aventura.

 

Aqui está a música que usei : Amr Diab (Yzayak)