Inspire-se

Surpreenda-se com o grupo de Dança Indiana Caxemira

Namastê bellylindas e bellylindos. Você sabia que temos aqui no Brasil um grupo de dança indiana incrível, do tipo que nos leva ao delírio com tanta beleza, sincronismo e criatividade?

Só quem já viu  ao vivo tem a noção da arte maravilhosa que este grupo executa, é simplesmente de arrepiar! Você fica maravilhado do começo ao fim  com as performances extremamente lindas, intensas e de muito bom gosto coreográfico.

Estou falando de Caxemira, um grupo que a mais de uma década vem construindo sua história de sucesso nos palcos de Manaus (norte do Brasil),  se firmando como um dos mais significativos representantes da dança indiana no Amazonas.

O trabalho deles é tão arrebatador que a primeira vez que prestigiei,  simplesmente fiz uma viagem transcendental de mais ou menos 30 minutos  a diversas regiões, crenças e costumes indianos , foi uma experiência inesquecível repleta de cores e sensações.

Performances temáticas São a Especialidade do grupo Caxemira

Todos os anos eles trazem para os palcos um tema diferente formando um espetáculo cênico fenomenal que esbanja criatividade.

Assim, eles compõe toda uma encenação dançante que conta  com cenários e até personagens das crenças indianas em um trabalho primoroso que reflete sua trajetória fortemente dedicada a criação e estudos de performances temáticas.

É de fato  impressionante ver  como cada detalhe é  pensado criteriosamente para deixar claro a proposta artística do grupo que sempre sobe nos palcos com muito entusiasmo e expressividade.

De cara você já nota investimento pesado em figurinos, e observando mais atentamente a trama no palco você consegue  notar que houve ali um trabalho de pesquisas dos contextos culturais com intuito de trazer para o publico apresentações o mais coerente possível com a cultura e história representada.

Tanto profissionalismo, originalidade e essência cultural evidenciadas no grupo Caxemira  já renderam diversas premiações e o reconhecimento como um dos mais eloquentes grupos de Danças Internacionais do Amazonas.

Caxemira é uma organização Artística sem fins Lucrativos

Outro destaque do grupo  é o  fabuloso  trabalho coreográfico em conjunto. Assistir a Caxemira é ser presenteado com uma visão harmoniosa de toda dinâmica coreográfica em movimentos e deslocamentos perfeitamente sincronizados.

Analisando mais atentamente é perceptível que os coreógrafos fazem questão de polir  tecnicamente os 32 integrantes não só nas danças indianas tradicionais mas também no jazz, ballet e contemporâneo.

Outra coisa bem interessante é que como a Caxemira trabalha a diversidade e a integração social buscando oportunizar a arte da dança para quem deseja participar, as idades dos dançarinos variam entre 7 e 45 anos e quem quiser fazer parte do grupo basta se inscrever e passar pelo seletivo.

E sabe o que é mais curioso em tudo isso?  O grupo é sem fins lucrativos, por tanto, as aulas são grátis! Mas, não pense que é fácil, quem passa pela seleção tem que se dedicar, não faltar as aulas e ensaios que geralmente tem a duração  de  10 horas e ocorrem em todos os fins de semana.

Mas, com certeza todo esse esforço vale muito a pena, afinal, quem faz parte da Caxemira entra as vezes  sem saber nada de dança e conquista um arsenal de possibilidades artísticas que vai levar para a vida toda, e a gente bem sabe dos benefícios da dança para nossa existência , não é mesmo?

É por essas e outras que admiro e parabenizo de coração  esse grupo  talentoso, competente e surpreendente que ano após anos vem vencendo os desafios de colocar um trabalho dessa magnitude nos palcos, muitas vezes sem apoio  das autoridades locais e sem  contar com os recursos destinados a cultura no Estado.

Infelizmente essa é a realidade de muitos bailarinos Brasil a fora que  realizam  espetáculos não só artístico, mas também  de cunho social. Ainda bem que existem  guerreiros que não desistem de lutar em prol do amor pela  dança e seguem obstinados levando cultura e arte por onde passam apesar de tudo.

Parabéns Dança Internacional da Caxemira

Para curtir a página da Caxemira no Facebook clique Aqui