Danças Árabes

Você conhece a Dança Kabyle?

A  Dança Kabyle é uma dança folclórica  tipica dos “Qabilas” uma das tribos  Berberes (também chamados de Amazigh, “homens livres”) que residem no  Marrocos, Argélia,  Tunísia e  no Norte de África.

É realizada em  cerimônias de casamentos, de reconciliação e nas mais variadas  festas relativas ao meio  da cultura Kabyle, sendo assim,  uma forma de expressão popular da tribo que reflete sua identidade e costumes.

Características Técnicas da Dança Kabyle

É uma dança que embora pareça simples, exige bastante dos quadris uma vez que sua característica mais marcante  é o  uso quase que constante de shimmies variando de intensidade. Pode ser dançada em solo ou grupo  onde ocasionalmente os dançarinos acenam com lenços criando os mais diversos efeitos visuais.

A Música Kabyle

A música dos Berberes Kabyle é tão contagiante que  fazem sucesso também  no exterior. Tradicionalmente  consiste de um vocalista acompanhado por uma banda contendo  instrumentos como, pandeiro, tambor bendir, gaita, flauta entre outros . Os ritmos  são bastantes diversificados, animados e festivos seguidos de letras que  geralmente contam histórias e lendas, retratando também  o cotidiano das tribos.  No caso de casamentos usam-se musicas com temas poéticos e de leve romance.

 Figurino Tradicional da Dança Kabyle

O figurino tradicional é composto de vestido bastante enfeitado e por vezes colorido em conjunto com  um cinto que é considerado como forte simbolo da mulher Kabyle não podendo por tanto ficar de fora de um bom traje tradicional. O cinto dá várias voltas na cintura e é feito de  trançado em  lã possuindo  na extremidade um tufo parecido com  tassel.

A abundância de jóias também se faz presente na composição, assim como maquiagem  marcando o olhar e tatuagens faciais.

 



Postado por Aziza Zayn Referências: Algeria Skyrock–  s1.zetaboards.com

Fotografias Editadas e redimensionadas  por Aziza Zayn —Fonte– Hazardos

Leave a reply