Danças Árabes

5 Motivos para você investir nas Danças Árabes Folclóricas

O ideal é que as Danças Árabes Folclóricas, sejam  praticadas paralelamente aos estudos de dança do ventre, a bailarina que investe no conhecimento das mais diversas modalidades do folclore árabe certamente será um diferencial.

Terá mais bagagem, não só técnica como também cultural, além de desfrutar dos benefícios, diversão e aprendizado que estes estilos  podem trazer, complementando a arte belly dance  de um modo inimaginável.

Conheço muitas dançarinas do ventre que não gostam ou não tem tanto interesse, e sentem até pena de pagar por um workshop folclórico, mas isso, porque ainda não experimentaram as diversas habilidades que estas danças proporcionam ou porque  desconhecem que a verdadeira alma das danças do Oriente Médio está no folclore.

Quer montar uma boa base para sua dança do ventre? Procure entender as particularidades de cada dança árabe folclórica, seja Said, Dabke, Khalige e tantas outras, com uma compreensão mais profunda de folclore árabe é possível   desvendar a Dança do Ventre com um entendimento acima da média.

Dentre as inúmeras vantagens em investir em Danças Árabes Folclóricas, destacarei aqui 5, vamos as elas:

1- Ampliação da Percepção Rítmica

A conta é simples, cada modalidade um tipo de música formada de ritmos específicos, e quanto mais tipos de músicas folclóricas ouvir e dançar  mais percepção rítmica terá. Se ficar somente ouvindo música árabe para entender os ritmos folclóricos já ajuda, imagina dançar! Ao tentar aplicar os ritmos aos movimentos característicos de cada dança você automaticamente treina e aguça com maior intensidade sua percepção.

2- Enriquecimento do vocabulário de movimentos.

Ao desfrutar do universo majestoso das Danças Árabes Folclóricas, você agrega milhares de movimentos e combinações diferentes a sua lista de estudos, além do mais,  fica bem mais fácil determinar quando um ritmo folclórico aparece dentro de uma música, assim, automaticamente você saberá do que se trata e mais importante, saberá as inúmeras formas  de como se movimentar dentro destes ritmos.

3- Melhor condicionamento físico , aptidão para contratempos e equilíbrio

dancas arabes folcloricas

 

Faça um teste, experimente dançar Dabke por 5 minutos, principalmente se for dinâmico e veja o quanto a oxigenação é exigida, o quanto seus sistema cardio respiratório é trabalhado e muito mais que em várias modalidades de DV , e falo isso com conhecimento de causa.

Sem contar que algumas marcações exigem contratempo, e uma boa doses de sincronismo na batida dos pés. Aí entra de novo  o falado treino natural de percepção rítmica e também de coordenação motora, seus pés vão ficar mais ágeis do que nunca e com um condicionamento que tornarão sua dança do ventre muito mais rica e versátil.

said

Em danças com bastão ou bengala, você fica expert em equilíbrio, agilidade e força nos braços e pulsos, além de pegar um gingado todo especial na complexa combinação entre giros das bengalas nas verticais, horizontais e transversais, em harmonia com o trabalho dos quadris. Quando a abelinha começa a zumbizar, já sabe, se não tiver o bastão tem que ter a ginga. Não sabe o que é o zumbizar da abelinha? clique aqui

Aqui citei apenas as duas danças  mais conhecidas, mas todas as modalidade folclóricas  tem suas maravilhosas especificidades capazes de tornar você uma dançarina do ventre ainda mais completa.

3- Maior  agilidade nos deslocamentos

Maioria das Danças árabes folclóricas são muito mais lindas quando dançadas em grupos, representando toda festividade da cultura a que pertence, dessa forma como muitas tem  movimentos bastante elaborados que exigem noção de espaço entre oc componentes, alternância de velocidades e precisão nos deslocamentos você fica afiada no uso do palco e nas habilidades de dançar em grupo. Quer entender melhor o que estou dizendo assista com carinho o segundo video abaixo.

5- Conhecimento cultural mais aguçado

Você fica por dentro das diferenças entres as culturas do Oriente Médio, os  trajes tipicos , acessórios  específicos, os movimentos característicos da dança em determinadas regiões além de adquirir uma maior sintonia com a arte representada.

Enfim folclore é um oásis de possibilidades, e acredite é muito divertido e tem o poder de unir os dançarinos celebrando não só a cultura de um povo mais a amizade entre aqueles que abraçam essas modalidades tão ricas, alegres e festivas. Vale a pena investir!

 

Abraços e até o próximo post

Aziza Zayn

  • Clycia Cavalcanti

    Excelente!! folclore: impossível resistir a toda essa energia! Sou de Manaus e gostaria de saber se existem aulas pra pessoas que como eu querem aprender, mas não o compromisso de integrar um grupo desses de “danças internacionais”, vc sabe? ahhh que fofura a associação do mizmar com abelhinha!!! 🙂

    • Oi Clycia vc tem duas opções se matricular em escolas especificas de dança do ventre ou se quiser aula particular contratar o Hassan Zayn que na minha opinião é bastante entendido no assunto e ensina a mais de 20 anos nas mais diversas modalidades. Em se tratando de escolas na cidade de Manaus indico a da Adriana Amazonas que é uma fofa, super do bem e tem uma didática boa para folclore. Beijos Clycia, obrigada por entrar em contato, qualquer duvida é só perguntar.