Lugares

Festival das Rosas em Marrocos

Você sabia que o Marrocos tem a fama de cultivar as rosas mais perfumadas do mundo? Eu não sabia, mas agora posso dizer que se eu procurava mais um motivo legal pra dançar a dança das flores, achei!

Conhecido no médio oriente como festival Kalaat M’Gouna, o  Festival das Rosas em Marrocos é uma manifestação cultural  linda de se ver e tem  o intuito de celebrar a época da colheita com vários dias de comemorações.

Existente a mais de 50 anos a celebração ocorre anualmente  no mês de maio atraindo marroquinos de outras partes do país e também turistas  que são cativados por um oásis festivo em tons de rosa que se espalham por  toda a cidade de Kelaat-M’Gouna no centro sul do Marrocos.

O festival é bastante animado e envolve diversas atividades como culinária típica, desfiles de cavalarias e bandas onde tudo  é  regado com muita dança  e música.

Um dos momentos mais aguardados da  festa é a escolha da Rainha das  Rosas, mas o evento é também uma oportunidade de negócios com vendas de produtos agrícolas e artesanato da região, assim como comercialização de  produtos e cosméticos originários das rosas reunindo mais de 300 expositores locais e regionais.

Vale ainda destacar que o cultivo das rosas  são a principal atividade econômica por lá seguida da pecuária e turismo.

 

Segundo a lenda local, estas flores de delicados aromas  foram levadas para o Marrocos  pelos peregrinos que voltavam do Hajj em Meca ainda no século X. Atualmente se produz todo ano na  região mais de 3 mil toneladas de pétalas.

Até fiquei com vontade de  ter um delicioso perfume de  rosas  marroquinas, mas soube que são carérrimos, quase artigo de luxo uma vez que para conseguir extrair a água   são necessários no minimo três toneladas de pétalas de rosa.

De acordo com o morocco.com o  “óleo de rosa é extraído das pétalas  por vapor-destilação, com água de rosas sendo um subproduto deste processo. Água de rosa também é utilizada em rituais religiosos dos muçulmanos, hindus e da Igreja Ortodoxa Oriental “.

Baseado neste festival você pode ter inúmeras inspirações para os seus eventos  e festas , que tal convidar as amigas e  dar uma ressuscitada na Dança das Flores? Ou quem sabe no mês de maio fazer uma festa  do dias das mães na sua escola de dança inspirada no festival das rosas? Enfim são inúmeras possibilidades, use essa festividade cultural para exercitar a criatividade e criar momentos lindos com muita música e claro, muita dança.

Abraços a todos, obrigada pela companhia e até o próximo post.

Fotos via —> www.thrmagazine.info

Referência—->www.morocco.com e www.leconomiste.com