Decoração e culinária

Incenso o Aroma dos Deuses

Você conhece o  poder energizador do incenso?  Se você é praticante   de danças árabes certamente já sentiu as fragrâncias orientais no ar das escolas de dança do ventre.

Além de ser uma tradição egípcia e de  recriar uma atmosfera árabe envolvente,  um dos outros motivos para o uso do incenso é seu beneficio terapêutico.

Os cheiros liberados pelo incenso tem o poder de   estimular, renovar energias, limpar a atmosfera  e  preparar os sentidos para a concentração, relaxando o corpo por meio dos aromas suaves.

De acordo com a aromaterapia  os cheiros se transformam em impulsos neurológicos que estimulam as  glândulas responsáveis pela nossa percepção exercendo assim uma forte influência no organismo que pode  afetar positiva ou negativamente a disposição mental ,física e emocional do individuo.

incenso dança do ventre bellydance incense

 

Como usar o Incenso Corretamente

incenso

Lembre-se que se que os aromas afetam de inúmeras formas o organismo, se usado de forma incorreta ao invés de atrair as pessoas  faz repelir,  então muito critério e bom senso nessa hora.

1- Para extrair o máximo do poder positivo do incenso a dica de ouro é usa-lo com cautela evitando o uso em ambientes fechados, ou seja, nunca dentro da sala de aula principalmente se não houver ventilação adequada.

O ideal é que se use onde o ar possa circular para que os odores se dissipem mais facilmente.

2-  Cada pessoa tem seu próprio sentido aromático esboçando reações diferentes em relação aos cheiros, sendo assim, ao usar o incenso em ambiente com muitas pessoas, principalmente quando elas não estão habituadas,  não use odores fortes.

Procure selecionar os suaves e mais universais como o de capim-limão por exemplo, dessa forma aumenta-se as possibilidades de se obter o efeito terapêutico desejado.

3- Por questão de segurança  use sempre um incensário para apoiar as hastes aromáticas  mantendo longe de produtos inflamáveis, papéis e cortinas.

Dicas para acertar na escolha do Incenso

Incendo árabe

É muito importante primar pela qualidade do incenso, por isso, preste sempre atenção na composição do produto, se é fabricado com matérias primas nobres e se a haste aromáticas é feita de bambu.

Outro quesito que pode ser verificado é a fumaça. A parte   ruim é que nem sempre podemos testar, mas se tiver a oportunidade verifique.

Observe se a fumaça é quase transparente, se ela for muito escura, densa e possuir um odor extremamente forte e um tanto artificial e bem distante do natural isso indica baixa qualidade, além do risco de conter substâncias danosas, nesse caso não compre.

Alguns exemplos de aromas e suas influencias?

Aradhana – Incenso de Jasmim.Tranquiliza e induz ao relaxamento . Aradhana significa suprema devoção .

Lavanda: Harmoniza e traz equilíbrio ao ambiente, exerce uma influencia  muito profunda  na psique, funcionando com analgésico das emoções além de  acalmar os nervos.

Cravo da India- traz a sensação  de  auto confiança e força.

Darshan Divya – Incenso de Mirra e Flor-de-Laranjeira – Afasta o mal, a inveja limpando o lar e tem o fundo a fragrância fresca de laranjeira. Energizante.

Deepak – Incenso de Musgo de Carvalho, efeito regenerador que  atrai energias do bem.

Eucalipto: Odor refrescante que  purifica ambientes, além de ser  estimulante da mente e memória, anti-stress, combate a ansiedade.

Patchouli-  Aroma  estimulante, considerado o  afrodisíaco dos sentidos que desperta a vitalidade.

Sândalo-  Ajuda nos estudo ativando  a concentração e o pensamento meditativo. Aguça a percepção.

E você usa o poder do incenso na sua escola ou na sua casa? qual seu aroma preferido? Me conta aí nos comentários adoro ter sua participação por aqui. Abraços e até o próximo post!

Referências- www.deville.com.br– Wikipédia- Curso de Aroma Terapia