Aprenda a dançar

Conquiste um Isolamento poderoso com o Slide Lateral

Um dos segredos para sequências com efeitos visuais incríveis está na capacidade que a dançarina tem de isolar movimentos.

Mas, isolar movimentos não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando desconhecemos os tipos de treinos e técnicas para conseguir realizar esse feito.

Sendo assim, eu vou falar hoje de Slide Lateral que é um movimento relativamente “simples”, mas que gera resultados surpreendentes dentro dos muitos treinos técnico de isolamento.

Não é à toa, que esse tipo de treino está na minha lista de estudos pessoais como um dos princípios básicos da dissociação, ou seja, por onde se inicia o processo de consciência corporal para isolar movimentos.

O fato é que quando passei a treinar Slide Lateral tive a certeza de que essa técnica faz parte do que há de melhor para conquistar um isolamento poderoso entre membros superiores e inferiores.

Então, se você quer saber como isso funciona, vem comigo que aqui você vai aprender mais sobre:

  • O que é Slide Lateral na Dança do Ventre?
  • Quais os benefícios de treinar Slide Lateral?
  • Como treinar Slide Lateral na Prática?

 

O que é Slide Lateral na Dança do Ventre?

É um movimento que consiste em direcionar membros superiores ou inferiores para as laterais de maneira dissociada , ou seja,  quando a parte de cima do corpo está realizando os movimentos a parte de baixo fica imóvel e vice versa.

Veja abaixo treino básico de Slide lateral superior

Chamo este movimento de Slide porque remete a sensação visual e corporal de que  a locomoção  acontece quadro a quadro ou deslizando gradualmente entre um e outro principalmente quando treinamos simultaneamente o superior com inferior.

Veja abaixo  treino básico de slide simultâneo

 

 

Quais os benefícios de treinar Slide Lateral?

Ao treinar Slide Lateral você passa a executar um tipo de locomoção para as laterais que garante um melhor entendimento do processo de mobilidade dos membros inferiores e superiores.

Entender esse processo amplia a consciência corporal aguçando a sensibilidade para executar movimento quebrados e sinuosos de maneira isolada seja com membros superiores ou inferiores.

Além disso, o treino de Slid Lateral proporcionar maior flexibilidade e fluência articular, além de ser um exercício que se reflete na coordenação motora oportunizando o entendimento mais assertivo de outras possibilidades de movimentos.

Como Treinar Slide Lateral?

É meio complicado explicar via texto, então, para facilitar seu entendimento gravei um vídeo explicando como eu executo esse tipo de treino.

Lembrando que eu não sou profissional e nem professora, e toda as técnicas e informações disponibilizadas aqui vem dos meus estudos pessoais em casa.

Mas eu só passo o que aplico e funciona na minha dança e espero que possa funcionar para você também.

Mas antes de ver o vídeo fique atenta aqui nas Medidas de Segurança, pois alguns quesitos esqueci de citar na gravação por conta dos vizinhos barulhentos que estavam me estressando.

Medidas de Segurança

  • Faça um alongamento preparatório com foco nas regiões a serem trabalhadas
  • Aqueça por pelo menos 5 minutos
  • Ao deslocar a caixa torácica para as laterais, NÃO FORCE DE JEITO NENHUM. Se sentir dor nas costelas é sinal de que você está executando errado ou infringindo os limites do seu corpo. Vá devagar, com calma e sem exageros.