Moda e beleza

Lenço de Quadril o queridinho de Todas as Aulas

Olá princesas do mundo belly dance! No post de hoje vamos falar do xale ou  Lenço de Quadril, nosso companheiro inseparável, um ícone no aprendizado da Dança do ventre, o acessório mais que indispensável nos treinos de dança, e por essas e outras tão querido e amado.

Lembro como se fosse hoje a sensação de colocar  o primeiro lenço de quadril, na compra tratei de escolher um da minha cor preferida e foi um momento mágico, fiquei ali na frente do espelho admirando o brilho daquelas moedinhas, ouvindo aquele tilintar que mais pareciam sininhos de felicidade.

passei horas debatendo-me  pra lá e pra cá (não sabia fazer nem se quer o redondinho) mas estava tão empolgada com meu lenço de quadril, que pouco importava.

Eu que sempre quis vestir uma traje de dança do ventre, fiquei eufórica com um simples acessório, afinal, era como se fosse a prévia do que seria vestir o tão sonhado figurino.

É realmente incrível como até os mais simples detalhes pertencentes a esse universo belly dance  podem ser tão encantadores e mexer com nossas emoções, mal sabia eu que este lenço seria o primeiro de muitos e que este momento significava minha iniciação em uma arte que seria parte de mim para toda vida.

Para que serve o Lenço de Quadril?

lenço de quadril

Para mim o Lenço de Quadril  é um acessório de aula  poderoso que vai além de um simples enfeite sendo capaz de auxiliar na consciência corporal fazendo com que você passe a sentir, assimilar e se relacionar  melhor com os movimentos seja pelo meio da marcação que proporciona, seja pela sonoridade oferecida por meio das tradicionais moedinhas .

 É por essas e outras que não abro mão de usar um nos meus treinos, se não uso, parece que está faltando algo como se fosse o Rambo sem a faixa na testa, o lutador de artes marciais com quimono sem a faixa preta, o super herói sem a capa, ou o Darth Vader sem a máscara, simplesmente incompleto.

A utilidade do lenço ou xale de quadril são as mais diversas. Você pode inclusive usar a criatividade e confeccionar figurinos de dança do ventre do top ao cinturão.

Esses queridinhos também podem ser usado na cabeça cobrindo os cabelos nas modalidades folclóricas como said e jarro por exemplo, ou até mesmo, como xador para dar aquele ar de mistério em sua performance.

Onde Surgiu o Lenço de Quadril?

São várias as teorias para explicação seu surgimento e aplicação na dança.

De acordo com alguns historiadores a primeira evidência do uso do lenço nos quadris se vê  nos Papiros Eróticos de Turim, onde se retrata mulheres  usando   cintos com moedas interligadas. Pesquisadores relatam que as egípcias usavam  os cinturões de moedas para acentuar a sensualidade dos movimentos ao caminhar, adaptando-os mais tarde para as danças.

Para saber mais sobre isso indico que você leia esse post (CLIQUE AQUI) que reúne documentários históricos interessantes fazendo referencia a ao lenço de quadril.

Existe também a teoria de que dançarinos e artistas ainda no império otomano mais especificamente da região da Turquia,  eram presenteados com ouro e moedas que eram colocados em seus bolsos  ou pendurados em suas roupas, quanto mais ouro e moedas o bailarino possuía mais ficava evidente que era bom no que fazia.

Quais os tipos de Lenço de Quadril?

Existe uma enorme variedade de modelos, curto, longo, com moedas, sem moedas indo  dos mais simples aos mais elaborados e confeccionados com todo tipo de material. Vai da sua personalidade e até mesmo da sua criatividade na hora de comprar ou confeccionar.

Vale destacar que  o lenço  vai bem com tudo , calça, saia longa, leggin, macacão e etc…

Dicas de Cuidados e Armazenamento

Não esqueça de cuidar bem desse precioso, se possível não o use em alongamento no chão para não se machucar ou danificar seu xale caso  tenha enfeites. Abaixo deixo alguns exemplos  de formas interessantes para guardar seus queridinhos impedindo que os bordados enrosquem principalmente quando combinados com crochê.

Você mesmo pode fazer, usando cabides comuns. No primeiro caso usou-se pregadores de roupas fixado em barra de madeira, no segundo são presilhas elásticas de cabelo e no terceiro e ultimo  são ilhós de cortina de banheiro encontrada em armarinhos e lojas de artesanato.

Se você é vendedora também pode usar como expositor, é so caprichar!

 

E você, usa lenço de quadril? Tem uma maneira toda sua de guardar e cuidar essas belezinhas? Me conta aí nos comentários, adoro quando trocamos ideias. Abraços e até o próximo post!

  • Hanna Vivekananda

    adoro os lenços de quadril 😀 eu guardo cada um em uma sacola de supermercado numa gaveta…queria guardar em cabide, mas o espaço do guarda roupa não permite 🙁

  • Delane Lopes

    Muito bom!

    • Sempre fico feliz quando vc vem por aqui Delane!!!!! Obrigada pela visita.