Decoração e culinária

Mandalas os Círculos Sagrados

 

Você com certeza já deve ter visto por aí muitos mandalas, ou seja, aqueles desenhos em formas circulares por vezes coloridos e recheados das mais diversas simetrias.

No universo belly dance ora ou outra eu as vejo em tapetes e paredes de escola de dança principalmente quando a didática é voltada um pouco para o yoga ou tribal.

O fato é que inexplicavelmente somos atraídos de algum modo  para a contemplação dessas lindas formas harmonizadas em um fabuloso mosaico circular de cores que instantaneamente nos transmitem a gostosa sensação de harmonia e paz.

Diante disso  sempre me perguntava se essas belezinhas redondas que são um deleite aos olhos tinham algum significado para além de desenho artístico.

Só podia existir alguma simbologia por trás dessa circunferências  hipnotizantes. E descobri que existe mesmo.

Vem comigo nesse postagem que eu te conto um pouco, vamos lá!

O que são os Mandalas?

mandalas coloridos

Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia. Significados

Mandalas  vão muito além de um simples desenho circunferencial, elas  possuem uma  importante simbologia espiritual e religiosa para diversas culturas.

Alguns explicam seu magnetismo devido a sua forma geométrica, já que segundo algumas crenças a forma redonda é mais atraente ao ser humano psicologicamente.

Deve ser por isso que um dos primeiros movimentos que aprendemos na dança do ventre são os redondos, vai ver a gente faz mandala com o corpo também, né?.

Se a gente for analisar mais profundamente veremos que há um fundo de verdade nesse lance de atração pelas formas circunferenciais.

De acordo como o site www.ehow.com.br “Bebês com menos de uma semana preferem olhar para círculos do que outras formas, o que indica que os seres humanos têm um desejo inato de olhar para formas circulares.

Quando as crianças aprendem a desenhar, o círculo é a primeira forma que elas fazem depois de rabiscos aleatórios. Quando adultos, desenhar um círculo nos ajuda a lembrar da nossa infância. Para alguns fazer uma mandala pode ajudar as pessoas a recuperar o senso e reconhecer o próprio lugar no mundo.”

Como Surgiram as Mandalas?

yuiui

São conhecidas como sendo de origem oriental embora não exista informações precisas quanto ao seu real surgimento.

Muitos historiadores costumam se referir a mandala como uma das formas de arte ilustrativa mais antigas da humanidade. Alguns afirmam que era usada principalmente como instrumento de meditação pelos Tibetanos e que suas primeiras representações surgiram no no Tibete ainda  no século VIII a.C .

Sendo universalmente associados à meditação, a cura e o sagrado, é possível encontrar o mandalas  em várias culturas, como na cultura dos budistas, dos hinduistas , assim como, em símbolos  chineses do Yin e Yang, nos yantras indianos, nos thankas tibetanos, e até mesmo nos esplendorosos  vitrais das catedrais católicas e nos rituais dos nativos americanos.

Para que serve os Mandalas?

Usadas para terapias de equilíbrio interior e para a decoração energizadora de ambientes as Mandalas podem funcionar também  como estimulantes da criatividade, da sensibilidade artística ,assim como, amenizadora de stress emocional ajudando a fixar a concentração e aquietar os pensamentos.

 Agora entendi porque tem algumas escolas de dança oriental que usam nas paredes ou em tapetes.

De que são feitos os Mandalas?

“Preparar uma mandala é como realizar uma longa meditação. É uma forma de entender melhor nossa existência”, —–monge Tenzin Thutop

 

Divina Mandala Arte

 

Não importa o tamanho, fazer mandalas do zero ou simplesmente colorir uma semi pronta é uma verdadeira aventura terapêutica e curativa ondes os materiais utilizados vão depender da criatividade do artesão que pode usar até mesmo papel e canetas.

Tradicionalmente  as mandalas são pintadas sobre plataformas redondas de madeira ou metal e até mesmo usando areias coloridas.

No Tibet quando a mandala é feita com areia, é comum lança-las no rio após as cerimônias, eles acreditam que dessa forma  as bençãos se espelham.

Bom gente vou ficando por aqui, tentei resumir o post ao máximo já que tem muita coisa interessante sobre as Mandalas.  Se você deseja saber mais um pouco veja esses links com matérias bem legais.

A Arte Secreta do Mandala Tibetano

Os tipos de Mandala

Ah já ia esquecendo, agora que você ja conhece alguns efeitos terapêuticos das mandalas que tal marcar um dia com suas colegas de turma de dança para pintar algumas ao som de músicas relaxantes? Aposto que vai ser uma linda e maravilhosa experiência integradora, vale a pena tentar!

Beijos e até o próximo post!

As fotos que ilustram esse post são da Divina Mandala

Leave a reply