Publicações

Você sabe o que são os Mudras Indianos?

Se você  assistiu a uma dança indiana ou tribal fusion certamente já viu os Mudras Indianos em ação, principalmente se a coreografia evidenciou  as danças mais tradicionais da índia, e  hoje aqui no Bellymaníacas iremos conhecer um pouco mais desses movimentos muitas vezes terapêuticos  que possuem as mais diferente  nuances e significados, e ainda são  ótimos treinos de percepção para mãos e ombros. Vamos lá.

O que são os Mudras Indianos?

mudras indianos

Os Mudras são  posicionamentos e gestos  onde se focaliza as mãos. Segundo os mais misticos a maneira com a qual  posicionamos  as mãos pode influenciar  na energia do  corpo físico, emocional e espiritual.

Também conhecido como terapia dos gestos seu uso é bastante comum e presente nas mais diversas civilizações sendo utilizados no Yoga, meditação, dança chinesa e em algumas artes marciais do oriente além da Dança Indiana.

Pelo fato de a cultura indiana ser bastante espiritualizada alguns acreditam que os gestuais mudras entraram  na dança  representando  as características  dos deuses hinduísta e budistas retratados nas esculturas artísticas.

56

 Origem dos Mudras

A origem real e histórica do uso de Mudras é cercada de mistérios, pois, são vistos nas mais diferentes culturas ao redor do mundo, mas, estudiosos apontam que na Dança Indiana  são usados fortemente a milênios.

Existe  registro de seu uso  desde as mais antigas formas de dança  como o Bharatanatyam e o Kuchipudi, onde a sequência de gestos em conjunto com a expressão facial   são usadas para contar uma história por meio da música. Clique no video abaixo e veja um exemplo.

Não só para os indianos,mas também para muitas outras culturas as mãos possuem uma simbologia sagrada,  tendo o poder de comunicar , bloquear ou transmitir energia além de estimular determinadas campos do nosso cérebro conectando-nos ao interior  de nossa subjetividade.

Fatos Curiosos

ddddffgfg

Um dos símbolos mais conhecidos dos países  árabes, mais especificamente da Península Ibérica até Dakar   faz referência a uma mão, e  é chamado “Mão de Fátima” ou ou “mão de Hamsá (Deus)  .  Este simbolo significa proteção contra más influências exteriores  e é bastante usado em jóias, amuletos e até mesmo pintado nas portas das casas como sinal de esperança e  para espantar o mal.

 

s

Bom habibes e habibas, por hoje é só! Lembrando que o post é resumido porque esse assunto é bem extenso  e complexo, e eu me surpreendi com tanta coisa que os mudras são capazes de fazer, eu nem imaginava que a posição de reverência namastê também pode ser considerada um mudra. Mas não pense que vou deixar você não mão, afinal qui no BM você sempre está em boas mãos não é? Então abaixo tem duas apostilas pra quem quer se aprofundar e conhecer melhor os mistérios e benefícios dos mudras. Abraços e até o próximo post.

1- Mudras mediadores do Equilibrio

2-Mudras para Saúde do Corpo e da Mente


Foto no topo By-:Michael David Adams.com

Referências: Wikipédia e History Channel 

TagsIndia
  • Esther Bereznjak

    amei o post, nunca tinha lido nada tão específico sobre 🙂 acho a cultura linda, via muito o símbolo da mão por aí, mas n fazia ideia do que significava!

  • Oie, tudo bem? Que interessante, eu sempre assisto algumas danças, mas não sabia que os gestos possuíam nomes específicos. Minha irmã faz dança do ventre, é lindo demais. Beijos, Érika <3

    • Pois é Erika, é tudo repleto de simbologias e significados, muito obrigada por passar por aqui, e veja se acompanha sua irmã nas aulas de dança do ventre, tenho certeza que vai adorar, beijos!!!

  • Luana Souza

    Sempre achei esse tipo de movimento lindo 🙂 na verdade, tudo que é diferente me encanta!
    Beijos :*

    • Oi Luana, eu tbm acho lindo!!! muito obrigada pela visita, abraços!!