Publicações

O Charme das Carruagens Ciganas

Compartilhe
Share on Facebook807Share on Google+5Pin on Pinterest181Tweet about this on Twitter0

Eu simplesmente sou do tipo que ama casa sobre rodas, acampamentos e tudo que envolve estilo de vida simples e aventureiro e se tem uma coisa que eu acho maravilhosa nessa vibe são as carroças ou carruagens ciganas. Então se você também curte essas lindezas gipsys vem comigo nesse post recheado de curiosidades e imagens lindas sobre o tema.

carroca-cigana-2carroça cigana

carroca-cigana

Consideradas hoje mais que meio de transporte ou habitação nômade as carruagens ciganas  tornaram-se símbolos do modo de vida e da cultura gipsy mais ou menos como as tendas são para os povos do deserto lá pras bandas das arábias.

Fabricadas ou restauradas é possível encontra-las em diversos tamanhos e modelos e embora elas já não sejam mais usadas com os mesmo propósitos de tempos atrás devido a modernidade muitas pessoas amantes da cultura cigana as colecionam principalmente os caçadores de antiguidade.

Hoje essas carruagens são verdadeiras atrações sendo utilizadas em ensaios fotográficos, decoração de eventos, jardins,   casa de brinquedos para crianças e outros como um cantinho particular e ateliê. Aqui no Brasil por exemplo existe um parque chamado Parque do Tambor que tem em seu conceito de acampamento as majestosas carruagens ciganas.

Abaixo trechos de um ensaio fotográfico  de noivos usando uma linda carroça…. espia só gente, não é uma fofura?

carroca-cigana-detalhes

Fotos via—> www.greylikesweddings.com

Como os Ciganos passaram a usar  carroças como moradia e meio de trasporte?

De acordo com o site gypsyvardo.com no início de 1800 trupes circenses usavam grandes vagões como uma forma de alojamento, estes vagões eram puxados por cavalos. Por volta do século XIX os vagões tornaram-se menores, reduzindo o número de cavalos necessários, mais tarde, os ciganos na Grã-Bretanha começaram a utilizar vagões incorporando seus traços a esses espaços que passaram a usar como lar, acrescentando assim o estilo característico do modo de vida e da decoração cigana .

carroça cigana

caravana cigana

Esses vagões de menor tamanho foram chamados de “vardo” na língua Romani (originário da palavra vurdon iraniano) para carrinho.

O Vardo foi muito valorizado por sua praticidade, bem como pelo design estética e beleza uma vez que eram construídos por mestre de obras que imprimiam uma riqueza de detalhes na criação que eram tipicamente encomendados por famílias ou por um casal recém-casado.

Abaixo você confere plantas de uma carruagem

 A construção de uma carroça ou carruagem cigana levava entre seis meses a um ano. Após a morte do proprietário, os ciganos tinham o costume de queimar a carroça e todos os pertences. Nada além de jóias, porcelana e dinheiro era repassado para a família, o resto, incluindo o vagão era destruído. Isto é atribuído à razão por que tão poucos desses tesouros culturais emblemáticos sobrevivem até hoje.

Se eu pudesse teria uma lá no meu quintal toda decorada no mais alto estilo gipsy, já pensou? um luxo!!!! Nos videos mais abaixo dá pra ver o capricho e beleza das carruagens tanto na parte externa quanto interna, clique no play e divirta-se.

 v789k

untitled-18899



Postado por Aziza Zayn

Fonte- gypsyvardo.com