Moda e beleza

O Poder dos cabelos na Dança do Ventre

Uma das características das   bailarinas de dança do ventre são os cabelos enormes que geralmente ultrapassam o meio das costas.

O fato é que para diversas culturas tanto orientais quanto ocidentais o poder dos cabelos  está na fortes representatividade, dentre elas podemos destacar: força, feminilidade, liberdade, saúde  e até mesmo sedução.

Muitos acreditam que os cabelos revelam personalidades, denotando o nível de vaidade sendo até mesmo capazes de denunciar o estado de espirito e de bem estar de uma mulher  uma vez que as madeixas estão intrinsecamente ligadas ao emocional feminino, devido sua valorização.

cabelos longos danca do ventre

Em meio as valorizações existe  também os conceitos religiosos no que tange as madeixas onde algumas doutrinas cristãs consideram o cabelo feminino como sagrado não podendo este ser cortado, esta religiões usam como uma de suas bases uma passagem biblica que diz: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”(1Coríntios 11:15).

 Já em outras a mulher além de não cortar não deve mostrar os cabelos, pois este são considerados como refletores da  sensualidade, inclusive é interessante salientar que em alguns países árabes é obrigatório cobrir os cabelos em publico onde os tipos de véus variam de região e de crenças.

OS CABELOS DAS MULHERES ORIENTAIS

cabelos longos

Um fato incontestável é que em se tratando de belas madeixas grande maioria das mulheres do oriente são abençoadas  devido a genética e biotipo o que contribui para que geralmente elas possuam fios fortes e grossos principalmente as  indianas que tem os cabelos como marca registrada devido ao comprimento e beleza.

Dessa forma sejam cabelos levemente ondulados ou lisos ela os matem longos, pretos, com fios encorpados tratados com henna e banhos de óleos.

Dizem que é muito raro as mulheres do oriente usarem cabelos curtos, mesmo as que usam véus, o uso de químicas, colorações e chapinhas são também raríssimos. As mulheres de mais idade usam somente henna para tingir os fios brancos, além disso, elas ainda contam com uma alimentação rica em frutas,vegetais e sementes quase não consumindo alimentos industrializados.

OS CABELOS NAS DANÇAS ÁRABES

No que diz respeito a danças árabes, para algumas bailarinas as madeixas longas são muito bem vindas pois além de esbanjar feminilidade e retratar as mulheres do oriente  os longos fios quando bem cuidados são como  um belo e majestoso véu natural que deixa a performance ainda mais encantadora e feminina.

O poder é tanto que  quem inicia nessa arte logo começa a nutrir o desejo por cultivar longas madeixas devido a possibilidades de agregar mais beleza aos movimentos por meio dos efeitos causados pelo baile dos  fios quando lançados ao ar.

Além desses fatores  existe também as    danças folclóricas,  como o  Khalige e Dança Iraquiana onde a evidência são os cabelos, nesse sentido quando os ritmos  dessa modalidade aparecem nas performances de dança do ventre é comum as bailarinas executarem movimentos das mesmas e por esse motivo fazem questão de ter cabelos longos.

cabelos na dança do ventre

Dança Iraquiana

 NÃO É OBRIGATÓRIO.

Cabelos longos de fato já se constituíram como uma característica da arte, e preferência de grande parte das bailarinas mundo a fora, mas  não de todas. Os cabelos longos embora possam agregar efeitos visuais e denotar feminilidade devido a representatividade em algumas culturas não é uma característica obrigatória.

Existe bailarinas maravilhosas, referências nacionais e mundiais de cabelos curtérrimos  e até black power como a linda Ebony Qualls, ou seja, embora a vasta cabeleira enriqueça sua performance ela não determina a real essência e qualidade da sua dança. O comprimento e maneira de usar seu véu natural é uma decisão que cabe a você e a prática da arte não impõe um padrão para tal, é uma questão de gosto pessoal.

 EVITE EXAGEROS

Em se tratando de dança do ventre, cuidado para não exagerar no bate cabelo, a não ser que esteja dançando as modalidades folclóricas citadas acima. Lembre-se: Equilibro no uso dos elementos é fundamental para uma performance limpa, rica e elegante!

É importante saber evidenciar os cabelos nos momentos certos, usando-os para  acrescentar charme, fazer marcações nos momentos de impacto gerando assim uma imponência nas emendas entre um movimento e outro e não o tempo inteiro.

Em suma cabelos longos são lindos, deslumbrantes e sim poderosos para emoldurar não só suas feições mas também para  adornar toda estética de sua dança com efeitos visuais fabulosos e de alto teor feminino quando bem aplicados.

By: Aziza Zayn

Foto no centro: Olga Gundorova