Moda e beleza

O Poder dos cabelos na Dança do Ventre

Salam bellylinda, que bom que você está por aqui, hoje vamos falar de uma das características visuais mais presentes entre as   bailarinas de dança do ventre que são os cabelos longos .

A coisa é tão forte na esfera belly dance que quem inicia nessa arte logo começa a nutrir o desejo por cultivar longas madeixas.

Mas porque será que isso acontece? Será que é obrigatório ter cabelos longos para dançar? O cabelo tem alguma simbologia na dança do ventre?

É sobre tudo isso que quero trocar ideia com você, então, continue lendo esse bate papo repleto de bate cabelo até o fim. Vamos lá!

Sultana

 

Um pouco sobre a representatividade dos Cabelos Femininos

Os cabelos femininos possuem os mais diferentes significados que variam de cultura para cultura e até mesmo de conceitos religiosos.

Por exemplo, em algumas doutrinas cristãs o cabelo feminino é considerado como sagrado não podendo este ser cortado. Religiões que seguem esse preceito geralmente usam como uma de suas bases uma passagem biblica que diz:

“Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”(1Coríntios 11:15).

Já em algumas culturas do Oriente Médio a mulher além de não cortar não deve mostrar os cabelos, pois este são considerados como refletores da sensualidade, portanto, o uso dos mais diferentes tipos de véu por vezes é obrigatório.

Assim, mediante as mais diversas diferenças, há também os que acreditam que dependendo do contexto cultural em que vive os cabelos podem exercer uma forte influência no bem-estar emocional, e psicológico da mulher.

Muitos afirmam que a maneira com que as mulheres tratam e dão forma aos seus cabelos revelam não só a cultura em que vivem, mas também, personalidades e estado de espirito uma vez que as madeixas estão intrinsecamente ligadas ao emocional feminino, e a percepção que a mulher tem de si mesmo.

Dizem que no Oriente Médio é muito raro as mulheres usarem cabelos curtos, mesmo as que usam véus. Grande parte das orientais possuem uma genética e biótipo que geralmente contribuem para que elas possuam fios fortes e grossos principalmente as indianas que tem os cabelos longos como marca registrada.

Os cabelos longos para algumas culturas orientais são tão representativos que existe inclusive dança especificas para bailar as madeixas como por exemplo o  Khalige e a Dança Iraquiana onde a evidência são os movimentos dos fios esvoaçando pelo ar.

Ekaterina Meleshkevich

Porque o cabelo longo é tão valorizado na Dança do Ventre?

No que diz respeito a Dança do Ventre, há quem diga que cabelos longos são uma forma de representar as mulheres orientais, como se a dançarina adotasse suas características.

Além disso, quando o estilo khalige ou iraquiano aparece nas performances de dança do ventre é comum as bailarinas executarem movimentos das mesmas e por esse motivo fazem questão de ter cabelos longos.

Outras apontam como motivo para ter cabelos longos o fato de que além de esbanjar feminilidade as longas madeixas funcionam como um belo e majestoso véu natural que deixa a performance ainda mais encantadora, graciosa e cheia de efeitos visuais.

Isso porque o cabelo longo na Dança do ventre se transforma em uma extensão da bailarina, influenciando poderosamente na percepção, direcionamento e intensidade dos movimentos.

Não é exagero quando dizem que ter cabelos longos é dançar com um par que hora te guia e hora você tem que domar. Ter cabelos longos na arte belly dance é ter maiores possibilidade de marcações nos ritmos, é ter mais amplitude nos giros.

Bailarina de cabelos longos tem um forte aliado que emoldura não só suas feições, mas também adornam toda estética de sua dança com efeitos visuais fabulosos e de alto teor feminino quando bem aplicados.

Alex Delora

É obrigatório ter cabelos longos para fazer dança do Ventre?

Cabelos longos embora sejam vistos como uma forte característica da arte e preferência visual de grande parte das bailarinas mundo a fora, não é nem nunca foi algo obrigatório.

Inclusive é possível encontrar bailarinas do Oriente Médio la para as bandas de 1954 usando cabelo curto e isso em nenhum momento prejudicou sua performance.(Veja um dos videos clicando aqui)

Na contemporaneidade é mais comum do que se pensa o uso de cabelo curto na dança do ventre e das mais diferentes formas e texturas inclusive no Brasil é possível encontrar véu natural de todos os tipos, crespos, cacheados, curtos, longos, coloridos, lisos e etc.

Existe também  bailarinas maravilhosas, e referências mundiais de cabelos curtérrimos  e até black power como a linda Ebony Qualls, ou seja, embora a vasta cabeleira enriqueça sua performance ela não determina a real essência e qualidade da sua dança.

Se você tem cabelos longos, ótimo, se não tem ótimo também, afinal, o comprimento e maneira de usar seu véu natural é uma decisão que cabe a você e a prática da arte não impõe um padrão para tal, é uma questão de gosto pessoal.

Olga Gundorova

 

Dicas extras para quem opta por ter cabelos longos

Evite exageros

Em se tratando de bate cabelo na dança do ventre, cuidado para não exagerar, a não ser que esteja dançando as modalidades folclóricas citadas acima. Lembre-se: Equilibro no uso dos elementos é fundamental para uma performance limpa, rica e elegante!

É importante saber evidenciar os cabelos nos momentos certos, usando-os para  acrescentar charme, fazer marcações nos momentos de impacto gerando assim uma imponência nas emendas entre um movimento e outro e não o tempo inteiro.

Treine sempre de Cabelos Soltos

Seja na aula ou em casa, treine sempre com cabelos soltos, principalmente se você costuma se apresentar desta forma, pois, como vimos anteriormente os cabelos influenciam na sua percepção e podem facilmente alterar a dinâmica dos movimentos se você não tem intimidade com eles.

Se você treinar somente de cabelos presos pode se sentir confusa no dia da apresentação, não sabendo dominar seu par que pode te atacar, engatar nos acessórios,  grudar nos lábios ou simplesmente alterar desastrosamente a maneira que você sente os movimentos.

Então, solte suas madeixas e se joga!!!

 

Forte abraço e até a próxima belly aventura!!!

By: Aziza Zayn

Foto no Topo : Nadezhda Koreshkova by Sergey Grablev

Leave a reply