Aprenda a dançar

O Status de Dança da Sedução Desvaloriza a Dança do Ventre?

Essa é uma questão que divide opiniões e suscita os mais acirrados debates no meio.

Algumas bailarinas não veem problema nenhum no fato de essa arte ser fortemente associada ao erotismo com alto teor de sedução.

Acredite você ou não,existe até aquelas que gostam dessa fama que a arte tem e adoram relatar para um homem de seu interesse que são dançarinas do ventre, só para ver a reação deles e se sentirem mais atraentes.

Já outras,  sentem-se extremamente ofendidas, pois,  acreditam que o conceito em torno desta veiculação e sua exposição nesses moldes pode ser perigosa, além de abrir margens para  preconceitos e rótulos em  torno da arte da Dança do Ventre e suas praticantes.

sdsdfdfdf

Opiniões a parte, o fato é que é bem complicado responder essas questão   já que cada um enxerga e vive a dança do ventre de um jeito diferente.

Quer ver só?  Leia abaixo o que consegui identificar conversando com diversas dançarinas.

 

Porque algumas bailarinas são contra o Status de Sedução conferido a Dança do Ventre?

Há quem diga que  a Dança do Ventre e suas praticantes  sofrem muitos abalos negativos em decorrência de sua exposição equivocadas seja na mídia ou por dançarinas que  retratam uma arte milenar de maneira pejorativa.

E esta situação se arrasta não é de hoje. Começou  com o cinema em meados das décadas de 40 e 50  onde  as dançarinas do ventre eram sempre retratadas como mulheres extremamente sensuais que tentavam seduzir os homens por meio de sua dança.

E assim esse esteriótipo se perpetuou, trazendo consigo muitas ideias equivocadas sobre o sentido da Dança do Ventre, o que desencadeou uma serie de preconceitos sociais em torno de sua prática.

E é por conta desses  preconceitos e entendimentos equivocados da arte que  algumas dançarinas são contra o Status de Sedução que tende a expor a Dança do Ventre de maneira vulgarizada .

Porque algumas bailarinas são a favor do Status de Sedução conferido a Dança do Ventre?

Já nesse caso aqui há quem defenda com unhas e dentes esse rótulo  por puro marketing pessoal já que tudo que se refere a sedução vende,  e o que faz sucesso mesmo é a sensualidade exagerada,alto teor sexual, e duplo sentido.

A arte refinada e de bom gosto dificilmente atrairá a massa sedenta por promiscuidade, pode até agradar mas não “estronda e nem causa” assim, as mais calientes apostam no que o povo quer, no que vende e no que dá ibope.

Além disso, muitas defendem que o status de dança da sedução atrai  cada dia mais  novos adeptos para a arte belly dance.

Muitas entram em uma aula, para se sentirem sensuais, para dançar para o marido ou namorado e se isso for trabalhado de maneira positiva pelos profissionais certamente abre portas para outras possibilidades didáticas como por exemplo  workshops e cursos de sedução a partir da dança do ventre e etc.

E você está de qual lado? Acha benéfico ou maléfico a dança do ventre ser conhecida como Dança da Sedução?

Eu pessoalmente acredito que toda dança pode receber esses status,toda e qualquer dança pode ser usada para seduzir mas só a dança do ventre é criminalizada, talvez perca somente para o funk carioca.

E eu já aprendi a não me doer com isso, e nem entrar em contendas desnecessárias, pois, por mais que alguém seja contra esse titulo ou a forma que a dança é exposta cada bailarina dança como quer e usa a arte da dança do ventre nos moldes que bem entender.

E mais não existe forma de proibir ou inibir que algumas prefiram dançar no mais alto estilo stripper de casa da luz vermelha, assim como não temos como proibir que alguém queira dançar com a mais perfeita classe.

Sendo assim, remover este status de de dança da sedução, ou de dança erótica e vulgar  que a mídia e algumas dançarinas costumam perpetuar pode ser uma  tarefa desafiadora para não dizer impossível.

Nesse sentido, as que enxergam a dança do ventre pelo prisma da arte e da saúde feminina se não aprenderem a ignorar esses fatores e seguir obstinadas em prol do que acreditam vão continuar sofrendo todas as infinitas vezes que sua arte tão linda e amada for inevitavelmente exposta de maneira vulgarizada.

Então, se você faz parte do time que luta em prol da veiculação da Dança do Ventre como arte que valoriza a mulher e não que a torna como objeto de entretenimento masculino, vá em frente e perpetue o que você acredita, mas vá sabendo que vai ter que aprender a lidar com as diferentes visões de outras bailarinas.

 

Bom, vou ficando por aqui, não esquece de deixar sua opinião ai nos comentários. Belly beijos e até a próxima belly aventura!

Leave a reply