Moda e beleza

Por que Bailarinas de Dança do Ventre Dançam Descalças?

Compartilhe
Share on Facebook3.1kShare on Google+2Pin on Pinterest270Tweet about this on Twitter0

Eles são a base de equilíbrio e movimento do nosso físico, ou como dizia uma amiga de longa data “teu principal meio de transporte que dia após dia  suporta toda carga de teu corpo” e hoje eles são destaque aqui no Bellymaníacas, afinal, os pés também são responsáveis pela nossa atuação em cena e ao contrário de muitas outras modalidades de dança, eles ficam tradicionalmente a mostra.

Mas por quais motivos as  bailarinas de Dança do Ventre dançam descalças? essa indagação chegou a nós por e-mail onde continuando esse assunto nossa leitora questiona:

Já ouvi dizer que dançar descalço é mais saudável e por isso que as bailarinas de Dança do Ventre não usam sapatos quando dançam.É verdade?(Luana Michele de Minas Gerais)

dançar descalço
O fato querida Luana é que existe todo um contexto  que implica em pesquisa histórica e cultural  para que possamos dar  respostas mais concretas e assertivas uma vez que existe diversas lendas acerca desta temática, uma delas   de acordo com o artigo da Marcela Morato é que:

[..]”era comum as dançarinas receberem dinheiro dos homens que as assistiam. Porém a tradição mandava que para entregar os presentes o admirador não poderia encostar em nenhuma outra parte do corpo da mulher que não fossem os pés ou as mãos”.

Voltando-nos para nossa realidade percebe-se que o principal conceito da arte da dança do ventre  disseminado no Brasil e em outros lugares do mundo de um ponto de vista mais contemporâneo é de fato  a SAÚDE DA MULHER.

Essa saúde  abrange desde dimensões psicológicas, emocionais e até a física, sendo assim, maioria das escolas valorizam os aspectos naturais do corpo evidenciando as questões terapêuticas e até mesmo simbólicas que norteiam o universo feminino na dança do ventre em busca de uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma muitos professores ao repassar os ensinamentos da arte levam em consideração dois motivos principais para dançar descalço:

1MOTIVO- SAÚDE FISICA –

Os que veem a Dança do Ventre como uma prática terapeutica consideram que ao dançarmos descalços experimentarmos diversas texturas no solo o que aumenta nossa capacidade de percepção e autoconexão devido a influencia sinestésica que os pés desenvolvem na mobilidade do corpo.

Isto ocorre porque os pés possuem   terminações nervosas que em contato direto com o solo   propiciam bem estar ao corpo eliminando fatores prejudiciais como toxinas, estresse e ansiedade.

Ao dançarmos descalços (sem impacto)  exercemos  pressão nas terminações nervosas dos pés que se interligam a diferentes órgãos do corpo emitindo energias relaxantes que auxiliam na saúde desses órgãos, além de,  prevenir o inchaço nas pernas e nos tornozelos, assim como, problemas circulatórios.

Alguns entendem que pé e  tornozelo constituem a base de sustentação ou o alicerce do corpo humano, quando descalços os pés proporcionam não só a sensação de liberdade mas a estabilidade necessária para que possamos assumir uma postura ereta e singular.

O pé descalço está adaptado naturalmente para fornecer a flexibilidade exigida em solos irregulares e para absorção de impactos naturais.

Bellymaníacas Dança do Ventre -

Nesse sentido toda essa dinâmica é alterada quando calçamos sapatos principalmente os de salto alto correndo o sério risco de sofrer lesões graves a curto e longo prazo na coluna e joelho, além de comprometer o equilíbrio e a percepção física tão necessário na arte da dança.

Esse é um dos motivos para que treinar e dançar de sapatos principalmente salto alto nesta modalidade não sejam aconselháveis.

2 MOTIVO- CARACTERÍSTICA TRADICIONAL DA ARTE-

dançando descalça

 

O segundo motivo está ligado as tradições históricas da pratica da dança do ventre, já que originalmente ao menos no Egito essa arte era dançada descalça devido sua essência naturalista repleta de significados onde os pés representavam acima de tudo o contato com as diferentes texturas do solo,absorvendo as energias da terra assim como as mãos o contato com ar, o ventre o contato com a feminilidade e etc.

Dançar era mais que manifestação corporal era um forma de auto conexão onde os pés além de serem o principal ponto de apoio e equilíbrio do ser eram considerados pelos mais espirituoso e misticos um forte símbolo do ser feminino e da força da alma. [pintura ao lado-Fabbi (1861-1946)]

 

 

 

” O equilíbrio do corpo, o equilíbrio do nosso psiquismo, o equilíbrio de nossa vida espiritual depende, de certa maneira dos pés que são as nossas raízes. E se nossas raízes são sadias, toda árvore é sadia. Algumas vezes somos jardineiros, muitos atentos à flor e ao fruto, mas esquecemos de nossa raízes, esquecemos os pés. E, portanto, é por lá talvez que deveremos começar nossos cuidados”.( Jean-Yves )

bellymaniacas-34thhh

Dançar Descalça é uma das características peculiares inerentes a identidade dessa arte que prioriza a saúde da mulher articulando sua essência física com a natureza, ressaltando que não é uma regra ou uma obrigação imposta para quem pratica a dança do ventre até porque muitas vezes o mercado profissional ou as más condições do piso onde iremos nos apresentar exigem o uso de calçados.

Escrito por Aziza Zayn