Aprenda a dançar

A importancia das Poses na Dança do Ventre

Você sabia que as poses são elementos essenciais para uma dança elegante e de lindos contornos visuais?

Logo, é indispensável que toda bailarina de dança do ventre  estude, treine e pratique além dos movimentos de quadril  as famosas posturas e poses.

 Afinal, de nada adianta ter quadris maravilhosos se a sua postura equivale a mistura de um boneco do posto com  corcunda de notre dame, não é mesmo?

É por isso que neste post você vai aprender com dicas simples mas valiosas como conseguir uma boa postura capaz de conferir elegância e beleza aos seus movimentos. Para isso continue lendo até o fim, combinado?

Preste atenção na sua postura de base da Dança do Ventre

Para melhorar a sua postura o ideal é que antes de tudo você compreenda perfeitamente  A POSTURA BÁSICA DESSA ARTE , pois é a partir da estruturação desta postura  que ocorre a  aplicação correta dos movimentos de quadris.

Ao me referir a importância de se entender a postura de base eu sempre digo que:  SE VOCÊ COMEÇAR APREENDER A DV SEM ENTENDER A POSTURA BASE , você sentira dificuldade em executar até os movimentos mais simples, afinal, essa postura é o alicerce para a grande maioria dos movimentos existentes na DV.,então vamos entender como isso funciona:

Postura Básica da Dança do Ventre

Essa é a postura básica mais usada a na arte DV, acreditem ela é bem mais que simples braços abertos e se distribui assim: 1-Joelhos semi flexionados e pés ligeiramente afastados. 2-Quadril encaixado 3-Braços abertos com as mãos na linha dos Ombros

Como Aplicar as Poses na Dança do Ventre?

Após a compreensão da postura de base  você pode aplicar as poses, mas antes pesquise, veja videos e fotos e selecione as poses  que mais te chamam atenção e assim vá  treinando o quanto puder,  de preferência diante do espelho e sem usar nenhum movimento de quadril, (inclusive eu constumo dizer que toda iniciante deveria começar seu aprendizado pelo estudo de posturas e poses que são as molduras visuais dos movimentos).

Por fim, treine  mais ou menos como se estivesse posando para fotos, descobrindo seu melhor ângulo, dando uma atenção especial as extremidades, ou seja, mãos e pés de maneira que os deixem bem posicionados e não soltos e abandonados.

Como Treinar as Poses para Deixar minha dança linda?

A partir da postura básica vá modificando a posição dos braços e alternando a posição das pernas, assim você constrói as poses.Outra dica é dar pequenos giros de 360  no próprio eixo(lembre-se de alternar os lados) e ao chegar no ponto inicial terminar com uma pose.

Parece algo sem importância,mas  assim você estará aumentando seu domínio espacial e seu equilíbrio, isso também ajudará futuramente nos deslocamentos e posição de braços, pernas e mãos, sua consciência corporal estará mais apurada.

Abaixo uma tentativa de ilustrar melhor o que estou dizendo , levando em consideração que esse gif é de 2011 lá do blog antigo  mas hoje eu ja evolui bastante, nessa época eu tava começando com meus treinos e minha postura não era das mais lindas mas vai servir de exemplo para o que não fazer e o que fazer, ok?

Repare que eu abandonava minhas mãos e soltava os braços relaxadamente quando quando eu girava ou trocava de posição. Não faça isso! Mantenha as mãos e braços  em harmonia com sua postura  o tempo inteiro e não somente quando a  pose finaliza.

aziza zayn

No mais pode ir brincando em seu treinamento, pesquisando e aplicando outras poses mais elaboradas, aqui só coloquei 3 básicas e mais usadas,de onde nascem os principais movimentos básicos, mas existe inúmeras possibilidades.

Agora quer ver só uma coisa? repare nas imagens abaixo focando nas extremidades  e veja que  pés a mostra quando não sustentam o peso do  corpo estão fazendo pontinha de modo delicado dando um efeito visual lindo nas pernas das bailarinas. Com esse tipo de treino você vai perceber esses pequenos detalhes e até mesmo ampliar sua percepção corporal e perceber o quanto uma postura elegante fazem a diferença na sua dança.

bellydance poses-poses dancadoventre

Qual a importância real de eu treinar poses na Dança do Ventre?

Acredite, vale muito a pena  dedicar tempo a esse tipo de estudo estudo.

As poses são esses elementos que   enriquecem e dão um melhor aspecto estético aos movimentos tanto em finalizações impactantes quanto nos gestos delicados e até mesmo na  emendas de movimentos, dessa forma, ao estuda-las você estará educando seu corpo para que em nenhum momento se perca a elegância garantindo assim uma moldura visual magnifica que delineará sua performance   seja em deslocamentos, giros ou  dissociações conferindo maior limpeza técnica aos movimentos.

Ah e tem mais uma coisinha, não esqueça de treinar posturas e poses nas demais modalidades inerentes a arte como por exemplo: poses com véu, poses de lance de véu, poses com candelabro, poses com taças , espadas e etc. Até porque estas também exigem postura elegante e legível. Por hoje é só bailarinas obrigada pela companhia e até o próximo post.

Postado por: Aziza Zayn-

Bailarina na Foto de Topo- Vatseba (Ucrânia)