Publicações

Sexo No Médio Oriente Fatos e Curiosidades

Esses dias assistindo TV deparei-me com uma reportagem sobre a história do “Sexo no  Oriente Médio”, repleto de informações muito interessantes principalmente do antigo Egito envolvendo a Dança do Ventre e evidenciando também traços de erotismo no mundo árabe.

Ao pesquisar sobre a temática  encontrei diversos outros videos e fiz aqui uma seleção de documentários (BASTANTE UTIL  PRA QUEM ESTUDA A HISTORICIDADE DA DANÇA DO VENTRE E O FEMINISMO).

Estes documentários  relatam como as diferentes culturas do Oriente e Médio Oriente  lidavam com as questões sexuais, retratando as épocas em que o sexo era tido como algo espiritualizado sendo  considerado sagrado para algumas, ou sendo negado e separado de questões espirituais por outras.

Em qualquer um dos casos a maiorias das vantagens sempre recaíam sobre os homens seja no Japão, na India ou lá para as bandas de Bagdá. Abaixo você confere os videos.

 CONTEÚDO DOS VÍDEOS

Este primeiro video é um documentário do History que faz uma abordagem acerca da sexualidade no Oriente abrangendo as culturas asiáticas e indianas até chegar ao Médio Oriente.

O video é recheado de fatos curiosos incluindo origens e  simbologias do Kama Sutra, Haréns assim como, tabus e religiosidade dos povos no que concerne a prática sexual. A parte do Médio Oriente começa nos  40:27 min de vídeo, mas vale a pena assistir todo pra entender como alguns traços da sexualidade oriental chegaram ao Ocidente.

Neste segundo video, revela-se os segredos eróticos do Antigo Egito. Tem muitos detalhes interessantes, um deles é sobre tatuagens no abdomen feminino no intuito de proteger a criança (24:45 min) e também faz menção a Dança do Ventre nessa época relatando  que os cinturões de moedas (25:25 min) eram usados para acentuar a sensualidade dos movimentos.

O documentário deixa bastante claro que música, dança e sexualidade andam juntas desde os primórdios da Humanidade. Vale muito a pena assistir.

“Se você realmente quer saber sobre a cultura de  um povo, comece  olhando dentro de seus quartos”, diz Shereen El Feki. Neste video a autora expõe situações interessantes  coletadas por meio de uma pesquisa que realizou  sobre SEXO no Oriente Médio . É muito interessante e faz você refletir sobre a realidade feminina nesses países.

 

Postado por Aziza Zayn

Referências- www.nytimes.com

Leave a reply