Filmes e séries

Tempestade de Areia

Já imaginou ter que arrumar o quarto, organizar a festa de casamento do seu marido com outra mulher? Sim, é isso e muito mais coisas impensáveis do ponto de vista  ocidental que aguçaram minha curiosidade fazendo com que eu assistisse  Tempestade de Areia até o fim.

Assistir Tempestade de Areia foi uma imersão muitas vezes agonizante   nos dramas profundos  vivenciados por uma família beduína onde a cultura é um contraste e tanto com o que estamos acostumados.

A medida que vamos mergulhando no enredo  temos a oportunidade de conhecer muitos aspectos sociais envolvendo principalmente o cotidiano das mulheres beduínas.

Estas mulheres muitas vezes passam por situações consideradas por nós como realmente degradantes  tornando-se prisioneiras das condicionalidades da cultura a qual pertencem, sentindo o peso das tradições onde muitas vezes mesmo infelizes não encontram possibilidades de fuga só lhes restando aceitar.

Em  alguns momentos do filme eu ficava me perguntando até onde o que era retratado ali poderia ser verdade, e qual o significado de tudo aquilo como por exemplo na cena em que as mulheres mais velhas e a primeira esposa tiveram que usar bigodes falsos durante toda festa de casamento do  marido com sua segunda esposa.

Me fiz essa pergunta porque quando se trata de filmes com temáticas do Oriente Médio  alguns roteiros não são assim tão fieis em suas informações culturais sendo adaptados para o publico e para o mercado o que costuma confundir um pouco nossa cabeça.

Mas eis o grande diferencial desse filme:  Todo falado em árabe Tempestade de Areia procurou seguir fiel aos fatores culturais, e a realidade vivenciada pelas famílias beduínas.  Essa foi inclusive uma  das preocupações da diretora Elite Zexer, não fugir da esfera realista da   vida beduína contemporânea ao expor sua trama.

O filme é recheado de detalhes interessantes e envolventes do inicio ao fim, se eu fosse você corria agora no Netflix para assistir, garanto que vale a pena. Abaixo você tem a sinopse e o trailer oficial Netflix.

Direção: Elite Zexer
Elenco:Lamis Ammar, Ruba Blal, Hitham Omari e outros
Gênero: Drama
Nacionalidade: Israel

“Quando um patriarca beduíno fica noivo de uma segunda mulher, Jalila, a primeira esposa, fica irritada e sente que seu lugar na família está comprometido. Enquanto isso, Layla, a filha do casal, percebe que deve correr atrás de seus sonhos de independência.

Enquanto o pai tenta casar Layla a força com outro rapaz, a mãe fica dividida entre os valores religiosos e a preocupação com a filha.”