Lugares

Tuaregues os incríveis nômades do Saarah

Você já ouviu a expressão  Tuaregues? Certamente já, afinal, existe um monte de escolas e grupos de dança com esse nome com esse nome, mas, muito mais que um simples nome Tuaregues são na verdade um povo nômade que andam pelo  deserto mais especificamente na região norte africana do Saarah  a mais de mil anos.

Posso dizer a você que sou encantada por toda conjuntura histórica que cerca esse povo que mesmo com o advento da modernidade e dos intensos conflitos que ameaçam sua cultura conseguem com perseverança  preservar suas tradições e valores.

Uma das coisas que mais me chama atenção nesse povo é o fato de que na  sociedade Tuaregue, são os homens que cobrem o rosto e as mulheres tem sua liberdade de expressão respeitada por eles.

Certamente vale muito a pena saber mais sobre os homens e mulheres Tuaregues que  sobrevivem como ninguém as fúrias do deserto e passam a existência inteira em um ambiente tão inóspito e ao mesmo tempo tão fascinante.

Por muitos anos os Tuaregues foram temidos pela ferocidade com que defendiam seus territórios se tornando conhecidos como os guerreiros, os senhores do deserto pois  lutavam bravamente em seus  dromedários  controlando  as rotas das caravanas.

tuaregue 2

Na atualidade os Tuaregues  são conhecidos como os habitantes  mais receptivos do Saarah, e os melhores guias para quem deseja fazer uma travessia pelo deserto. Sua sobrevivência vem do pastoreio de rebanhos de camelos, cabras, cordeiros, vacas e asnos.

Tuaregues os Homens Azuis

A característica mais marcante do Tuareg é o véu e as roupas no tom azul que são usadas somente pelos homens por volta dos 25 anos de idade. Essas roupas são confeccionadas a partir de  tecido  de algodão tingido por uma combinação de pigmentos naturais misturados a uma planta chamada índigo que resultam em um lindo tom de azul.

O constante contato com os tecidos principalmente quando  novos passam a deixar a pele dos homens com  tons azulados que brilham no sol e é por esse motivo que eles também são conhecidos como os homens azuis do deserto.

O azul tem uma forte simbologia para esse povo uma vez que representa identidade cultural do tuaregue!

 Untitled-2

As Mulher Tuaregue

Embora não vivam em uma cultura matriarcal as mulheres tuaregues são as que tem maior liberdade entre os muçulmanos e são  respeitadas pelos homens.

Diferente de outras tribos os Tuaregues tem a monogamia como uma forte  tradição. Cabe as mulheres o dever de ensinar às crianças a ler e escrever assim como os demais afazeres como construção de tendas e tradições da tribo o que é considerado como uma importante missão dos tuaregues.

Maioria delas sabem ler e participam juntamente com os homens de todas os conselhos e reuniões  podendo tomar decisões e dar opiniões nos assuntos da tribo.

Não é de costume dos Tuaregues que a mulher se case antes de atingir a puberdade e não é exigida a virgindade como nos moldes das demais culturas do médio oriente. Elas também possuem o direito ao divórcio sem sofrer represálias  por parte da tribo.

As mulheres Tuaregues são bastante vaidosas não abrem mão dos enfeites e tatuagens de henna no rosto, nas mãos e nos pés. Adoram trançar os cabelos e fazer penteados em forma de coques. O traje tradicional é um vestido conhecido como  Kaftan, algumas também gostam de amarrar lenços enfeitados na cintura.

Vale também ressaltar que os Tuaregues são famosos pelo artesanato com prata e ouro fabricando enormes espadas e acessórios. As mulheres fabricam lindos ornamentos em couro e materiais naturais.

Por hoje é só habibes e habibas, estou azul de amores pelos Tuaregues, queria um dia poder ter a oportunidade de ve-los de perto. Abraços a todos e obrigada pela companhia.


Postado por Aziza Zayn

Fonte das Imagens- (Redimensionada e tratadas por Aziza Zayn)- Algumas imagens já estão bastante disseminadas na internet sendo impossível saber qual autor. As que consegui verificar  deixo aqui. Evelyn DubosDreamerSlideshare

Referências- Wikipédia- indikabem.com.br www.infoescola.com