Danças Árabes

Véu Wings Dançando com Asas

O Véu Wings ou Asa de Ísis é um acessório amplamente utilizado nas performances de Dança do Ventre e são capazes de  conferir uma plasticidade inigualável e impactante em cena, ainda mais, quando  se utilizam de   músicas envolventes e contrastantes sejam  árabes ou não.

Esse tipo de véu possibilita lindos efeitos visuais envoltos em movimentos que agregam beleza, mistério e poder as coreografias.

Além dos lindos efeitos o uso de asas na dança para muitos é um contexto repleto de significados, afinal, desde que o mundo é mundo o ser humano sempre se imaginou com asas, sempre teve o desejo de sentir a liberdade através do voo.

De acordo com o Dicionário dos Símbolos ” as asas simbolizam, em maior parte, a espiritualidade, leveza e libertação da alma” tendo significados importantes para as mais distintas culturas e religiões.

No Egito algumas divindades importantes são descritas possuindo asas como por exemplo a famosa Ísis, que segundo a cultura egípcia retrata os princípios do sexo feminino como por exemplo  a maternidade, a intuição, emoção e sensualidade.

dança-asas-wings

Isis com asas estendidas (pintura de parede, c. 1360 aC)

Onde teve início o uso do Véu Wings na Dança do Ventre?

Embora existam poucas pesquisas  acerca  de como e onde inicialmente se deu o uso  do véu wings  dança do ventre, muitos acreditam que esteja relacionado a uma homenagem representativa  da cultura mística egípcia por meio de Isis, que segundo a lenda  transformou-se em um pássaro a fim cantar suas lamentações.

Existe também relatos que nos palcos de dança a primeira bailarina a fazer alusão a uso de asas foi a americana Loie Fuller  em 1896 mais especificamente na performance denominada de “Danse Serpentine”.

Quais são os Tipos de Véu Wings  para Dança do Ventre?

Disponíveis em  diversos tipos de modelo e  materiais, como  voil e até mesmo  seda, os Wings podem ser plissados ou lisos e no que se refere a cor pode ser em uma cor só, em degradê, ou até mesmo coloridos dependendo da preferência e criatividade da bailarina.

Para quem gosta de efeitos ousados tem-se o Wings com lâmpadas de Led. Atualmente está na moda o que imitam asas de borboletas, nas fotos abaixo você confere algumas variedades:

Quanto a estrutura, o  Véu Wings possui haste em madeira na extremidade de cada par, o que  possibilita um melhor manuseio.

Em se tratando de  tamanho você pode usar as medidas  que desejar, mas o padrão é de 3m para cada asa e altura geralmente é de 1m50cm.

Falando mais especificamente existem os seguinte tipos:

O egípcio que é o mais utilizado da Dança do Ventre, cujo par de asas são individuais mas interligados por um colarinho que é aberto  e fechado por velcro no pescoço.

Alguns bailarinos como Pablo Acosta por exemplo costuma adaptar o véu wings, as vezes dança  sem prende-lo ao pescoço com o colarinho, então, se você quiser acrescentar mais movimentos diferenciados essa é uma possibilidade a mais.

O argentino que é feito  com  tecido inteiro .

Os que imitam asas de borboleta citados anteriormente  são confeccionados em seda pura possuindo um lindo efeito no ar, sendo geralmente fabricados no padrão egípcio com colarinho e etc.

Nos vídeos a seguir temos performances lindas com alguns dos tipos de véus citados mais acima.




Referências- Wikipédia
foto no topo, fonte- www.yuliyadance.com

Leave a reply